quarta-feira, 1 de abril de 2020

OPTIMISMO OU PESSIMISMO, NOS TEMPOS QUE CORREM?!








Tempos estranhos os que vivemos. 
Os nossos sentimentos estão em turbilhão.
Queremos resistir... 
mas o que vamos vendo e sentindo à nossa volta é dramático...
Por outro lado, não podemos perder a esperança... 

Por um lado, vemos tudo aquilo que grande parte da Humanidade está a sofrer: Os doentes e as mortes que são assistidas por quem os tem à sua responsabilidade; as advertências para que nos mantenhamos em casa tanto quanto nos é possível e permitido pelas nossas necessidades básicas;  a vivência do Presente para quem está só, para quem tem idade mais avançada, para quem vê os seus empregos e negócios em perigo, para quem vive o medo daquilo que o Futuro reserva para todos nós: pessoas, famílias, povos, Humanidade.. 

Por outro, a tentativa de ultrapassar todos esses medos vivendo um dia de cada vez. Dias que para muitos já eram de aflição, fome, desigualdades. Mas que, para outros, eram do conforto ao terem condições de saúde generalizadas, de alimentação básica correcta (por vezes, até excessiva), de relativa segurança e bem estar em tudo que tinham à sua disposição. 

Sabemos que, para além das enormes dificuldades, desespero e angústias que neste momento passa uma população, agora também acrescida daqueles que tinham uma vida que lhes sorria, se avizinham tempos muito duros e incertos. Mas, os que podem, resistem, insistindo em manter uma atitude positiva perante o dia de HOJE, pois só sobre ele temos o poder de agir. Fazem-no para se tentarem manter saudáveis, para conseguirem manter os seus equilíbrio físico e mental, para se entreajudarem nessa luta de rectaguarda.

A verdade é nua e crua, ontem ouvi dizer esta frase, algo que interpretei como isto: " O pessimista é um optimista consciente". Fiquei baralhada. Sim, a verdade é que todos vamos ter que ultrapassar momentos muito difíceis, mas entretanto porque não procurar tornar o dia de HOJE o melhor que pudermos para que AMANHÃ (sem data) possamos ter dias melhores.

Sem negar a verdade, sem deixar de ter a noção das dificuldades que passamos e certamente vamos ter que passar no Futuro próximo, estou do lado daqueles que acreditam e lutam ao cuidarem do dia de HOJE, para que AMANHÃ possa ser uma visão de esperança que começa hoje e a cada dia que passa.

Escolho ser uma optimista consciente e informada mas a lutar para que o meu pequeno mundo seja um pouquinho melhor... Já que só esse  está ao meu alcance... Acreditando que a esperança de ultrapassar mais facilmente este período tão preocupante e doloroso, depende do esforço de todos nós.



(Imagem retirada da NET)







3 comentários:

  1. Sim eu também escolho ser optimista obrigada por seres quem és. O mundo precisa de pessoas como tu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Belinha. Ao longo de toda a tua vida tens sido bem exemplo disso. É em momentos de crise que somos postos à prova. E este é um daqueles em que não nos podemos demitir...

      Eliminar