quinta-feira, 16 de abril de 2020

O PRESENTE FEITO FUTURO...





O passado , o PRESENTE e o futuro...

O Passado morreu, o Presente está doente, e o Futuro desponta numa promessa de mudança que a todos nós diz respeito. É a Humanidade que neste momento tem nas suas mãos fazer com que esse Futuro possa ser risonho para todos ou somente uma catástrofe. Ao Homem é deixado, ao seu livre arbitro, fazer a escolha mais acertada.  


Sonho o sonho de muita gente de que tudo há-de passar, e para melhor, depois de tudo o que estamos a viver e do que passaremos com a crise económica de que daqui vai resultar. Há muitos exemplos que vão sendo dados para motivar e alertar-nos para os mais diversos aspectos, como o que foi descrito pela filha de um banqueiro do Santander em Portugal. É uma lição este recado que aqui cito: "Somos uma família milionária, mas o meu pai morreu sozinho e sufocado, buscando algo que é grátis. O...AR. O dinheiro ficou em casa..."








Centro Champalimaud - Lisboa - Portugal 
(15/4/2020)


Ontem fui fazer exames na Fundação Champalimaud. Chamaram-me para os exames marcados, apesar da COVID-19. A sensação foi estranha. Sentimos estar a viver num tempo suspenso no próprio Tempo. Sentimo-nos estar a viver em dois tempos __ o Presente e o Futuro. O presente pelos cuidados e controlo das condições inerentes à possibilidade de se estar contaminado. O Futuro graças a um homem chamado Champalimaud que, doou grande parte da sua fortuna, ao delegar a responsabilidade do seu sonho a quem o concretizou naquilo que hoje é um dos centros de investigação dos mais avançados da Europa e que hoje se concentra na luta contra o cancro. Uma doença cujo tratamento num futuro breve poderá ser bem mais bem sucedido assim como no seu controlo.




(Fotos retiradas da NET)


Tal como o cancro, a COVID-19 é uma doença "democrática" no sentido de que atinge qualquer um, só que a sua cura não está, por enquanto, ao alcance de ninguém em especial. Enquanto que o cancro é mais perigoso nas pessoas mais jovens graças precisamente à sua juventude. O Corona vírus afecta, sobretudo, a população mais idosa. 

O cancro, graças à pesquisas feitas é quase uma doença do passado, embora, por enquanto, afete cada vez mais seres humanos nas suas diferentes formas. Hoje, já se vai tendo armas para enfrentar essa doença que vem de dentro de nós... e que resulta das alterações das nossas próprias células, e de diversos factores de risco.

A COVID-19, é uma doença provocada por um vírus que já existia na Natureza no passado. Mas desencadeou uma espécie de Terceira Guerra Mundial ao afectar a espécie humana. 

O cancro é uma doença silenciosa e não se contagia. A COVID-19 tem causado o caos à sociedade humana, tal como ela existia no nosso passado ainda tão recente. No Presente, este vírus aflige todo o Mundo e está no topo das atenções e preocupações do Homem. Mas, se a memória não for muito curta, poderá ser a ponte para um novo Futuro mais justo e mais igual.


Temos consciência de que estamos num mundo em mudança acelerado pela presença de um inimigo invisível que ainda não conhecemos bem, mas contra o qual vamos estando um pouquinho mais apetrechados, apesar da luta desigual. Para o vencer, embora conscientes da realidade e de todo o sofrimento causado, não podemos deixar de sonhar com a reconstrução e realização de um mundo melhor para todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário