domingo, 29 de março de 2020

FORÇA PORTUGAL!








O número de infectados e de mortes causados pelo Coronavírus não pára de aumentar; o cansaço dos profissionais de saúde e a falta de equipamentos necessários ao combate da COVID19 é visível; as pessoas começam a dar sinais do  desespero resultante duma quarentena que se vai alargando no tempo e em que não se vê fim à vista... O receio do Futuro que se adivinha duro e difícil para famílias e povos é uma preocupação que se avoluma. Mesmo no nosso isolamento, vamos tendo conhecimento disto. Ainda assim, não param os gestos de solidariedade para com os outros; as iniciativas de todo o género que procuram trazer algum conforto a todos nós; as mensagens de esperança e incentivo para continuarmos esta luta contra este mal que se abateu sobre grande parte da Humanidade. Luta que vai sendo travada, também, graças aos actuais meios de comunicação e informáticos que nos permitem estar em contacto uns com os outros em som e em imagem; em que nos são dados conselhos e informações sobre como atuar; em que nos é permitido consolar e ser consolado, mesmo no recolhimento das nossas casas.

O meu "plafon" para chamadas a partir do telemóvel acabou. Mas, estamos no fim do mês e podemos recorrer ao WhatsApp que é grátis e até nos permite as vídeo-chamadas que ainda nos torna mais próximos. Podemos, assim, ouvir e ver quem agora está separado de nós fisicamente. Vamos aprendendo a viver com as limitações que nos vão aparecendo pela frente. 

Agora trabalho de luvas por uma questão de precaução. Será que é excessiva?!... Dizem-nos que o vírus deixa de estar activo após algumas horas, quando se encontra sobre o papel, mas será que é mesmo?!... De qualquer forma, as receitas ficam de quarentena também elas, antes de as manusear. Para fazer a arrumação dos produtos alimentares que trazemos para casa é quase preciso um manual de instruções... Até estas pequenas coisas se tornam tão importantes na vida do dia-a-dia destes novos dias... E as perguntas que se põem são inúmeras: Será que todos estes cuidados e receios se vão manter depois de se passar esta pandemia?! Muitos dos hábitos agora adquiridos vão permanecer?!... Que é das pessoas que, hoje, não têm ao seu dispôr todos os meios e facilidades que, apesar de tudo, nós vamos tendo? Que é dos povos como os de África em que a falta de condições de higiene, a falta de alimentos, água potável e de habitações com condições são uma constante? 

Mas, tal como se diz neste vídeo que me chegou pelo WhatsApp, havemos de vencer esta guerra que deixa para trás muitas baixas, muitas sequelas, mas temos que acreditar em alguma coisa. E, esse grito de esperança, está bem patente nesta mensagem:


"__ Força Portugal!" Diz-nos a mensagem, mas poderia ser Itália, Espanha, Europa, USA, Ásia, América Latina, África... Todos os povos da Terra que foram ou estão a ser invadidos por este novo e estranho inimigo.

"(...) sobretudo aprenderemos que sozinho chega-se mais rápido, mas juntos chega-se mais longe. (...)"



(Imagens retiradas da NET)


Sem comentários:

Enviar um comentário