quarta-feira, 4 de março de 2020

"FARMACÊUTICO - QUE FUTURO?" - Mais um trabalho em execução...







Foram seis meses de trabalho intenso e de pesquisa. A ansiedade foi grande. Mas, finalmente, ultrapassaram esta nova barreira quando chegou o dia de defender a tese com sucesso. Agora sim. O curso estava terminado para ambos! Comemorou-se. O tempo passou, e cada um foi à sua vida. Até que um dia, o amigo do meu filho chega com uma tela em branco e ma entrega. Tinha volta na ponta. Ou seja, sem ser muito explicito, queria que eu lhe fizesse um quadro. E é essa surpresa que lhe estou a preparar, uma vez mais no atelier da minha professora, sob as suas orientações e olhar atento.



Comecei pelo esboço a grafite. Fi-lo directamente sobre a tela bem seca, tela onde tinha passado gesso para reforçar a qualidade da mesma. Foi então que iniciei o fundo do quadro. Com um pincel largo aplicou-se a cor com vária tonalidades em pinceladas soltas. Depois, "brincou-se" um pouco, aplicando-se um lenço de papel fino amarfanhado com a ajuda de um rolo de borracha de modo a criar alguns padrões. Só que não fiquei completamente satisfeita com o resultado final. Na próxima sessão ter-se-á que voltar a trabalhar o fundo.


Após a aplicação de óleo sobre toda a tela com uma esponja, voltou-se a dar pinceladas soltas, com tinta diluída com o óleo de linho, sobre o fundo do quadro já pintado. Utilizaram-se tons mais escuros para que, ao retirar a tinta com a ajuda de batimentos sobre a tela com um papel amarfanhado ou a utilização de uma "caneta" de borracha, se obtivesse um padrão manchado e envelhecido. Para simular o tampo da mesa do balcão, utilizou-se um pincel com um tom mais claro e fizeram-se aplicações subtis mais ou menos irregulares.

Parte do desenho a grafite perdeu-se ao cobrir o fundo do quadro e ao iniciar a pintura de base do pote. Tem que se voltar a fazê-lo de novo... Já só com o pincel?!... __ "Não desenhes o pote. Faz só a aplicação de pequenos toques de tinta com o pincel espatulado, variando as tonalidades com o branco, preto, azul ultramarino e amarelo ocre." Assim fiz. Para já, a base do trabalho está feita. Mas o frasco azul ficou assimétrico na parte superior. Há que refazê-lo... 


Mais uma etapa... 
O frasco já ficou mais equilibrado e a rolha também.






Sem comentários:

Enviar um comentário