sábado, 14 de março de 2020

O NOVO CORONAVÍRUS (de 2019) NESTA ALDEIA GLOBAL QUE É O NOSSO PLANETA





Coronavírus de 2019




Hoje, a doença COVID19, provocada pelo Coronavírus de 2019, já se espalhou a grande parte do Mundo. Já não está circunscrita à China onde terá tido origem. A ameaça deste vírus é bem uma prova de como vivemos numa "aldeia global", em que cada um de nós tem que se precaver não só por si e pelos seus mas também por todos nós... 


O Coronavírus, (que provoca a doença COVID19), exige de cada um de nós a responsabilidade de evitar atitudes de risco e a necessidade de mais do que nunca a Família Humana se reunir em torno da defesa de um inimigo comum, um ser microscópico que nem a estrutura completa de um ser vivo tem. 

O Homem vê-se confrontado com uma situação nova para a Humanidade que nos permite tentar ultrapassar barreiras de todo o tipo e que nos leva à necessidade de unir esforços em torno de um objectivo comum que é o de vencer esta batalha. Batalha para a qual todos devemos e podemos contribuir ao estarmos atentos; ao termos medidas de higiene que deveriam ser acessíveis a todos nós; ao prescindirmos temporariamente de muitos dos nossos hábitos e necessidades diárias que nos levam a aglomerados de gentes e ao restringir as nossas saídas ao estritamente necessário, como sejam os deveres profissionais, para salvaguarda de todos, ou a necessidade de sair para garantir a nossa subsistência.

Em quase todo o Mundo se fala no Coronavírus de 2019 e nunca é demais fazê-lo. Temos que pensar positivo, mas estar atentos e tomar os cuidados necessários que nos têm sido recomendados como, por exemplo:

Deixar os beijos e abraços (físicos) para quando esta epidemia passar e tudo voltar ao normal. 
Evitar aglomerados de gentes ou viajar.
Desinfectar bem as mãos, sempre que necessário.
Avisar quem de direito se tivermos tosse, febre, dificuldades respiratórias e dores de cabeça, procurando ajuda através dos meios disponíveis pelas linhas de atendimento permanentes sem nos precipitarmos para os centros de saúde e hospitalares.

E, sobretudo, temos que acreditar na capacidade da Ciência, da Medicina e dos governos dos vários países para tentar controlar a evolução desta pandemia que também é responsabilidade de cada um de nós.
   



Sem comentários:

Enviar um comentário