quarta-feira, 25 de março de 2020

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE"






..."O pão nosso de cada dia nos dai hoje"..., diz a oração que nos ensinaram. Hoje, 25 de Março, o Papa Francisco desafiou-nos para rezar ao meio dia, todos em conjunto, para que a energia da nossa prece seja mais poderosa e nos mantenha unidos na fé de que esta crise vá passar tão breve quanto possível. Mesmo não sendo crentes ou católicos praticantes, todos nós podemos fazer esse recolhimento e contribuir para o reforço dessa energia.

Os alimentos ainda aparecem nas prateleiras dos supermercados e mercearias. Há um esforço grande de empresas para se manterem em laboração para assegurar a produção de produtos alimentares e de primeira necessidade. Procura-se reforçar as condições para assegurar a saúde das populações. Mas, para muitas pessoas, sobretudo pessoas de mais idade, começa a ser dramático conseguir os bens alimentares de que necessitam. Têm que se manter em quarentena nas suas casas e muitas delas não têm o apoio da família, dos vizinhos, ou amigos, estando completamente sós. Há instituições e voluntários que se disponibilizam para ajudar, mas será que são suficientes e estão devidamente preparados para este novo desafio que se põe à nossa sociedade neste momento?!... As dificuldades já se começam a tornar dramáticas não só para muitas pessoas sozinhas mas também para muitas famílias. No entanto, a Fé pode ser uma forma de suporte para aguentar todas estas dificuldades sem tempo definido.  

Há quem procure dar volta à situação. As pessoas vão-se organizando de maneira a continuarem a manter as suas actividades na medida do possível... É o caso do teletrabalho que se mantem para  muitas actividades profissionais nas mais diversas áreas. É o caso de novos projectos que vão surgindo e em que as pessoas se vão unindo, mesmo de casa e à distância, para manterem uma ligação ao mundo lá fora. E, nisso, as novas tecnologias e meios de comunicação têm ajudado e muito.



(Imagem retirada da NET)


Hoje, dia 25 de Março, a pedido desse homem de consensos, que é o Papa Francisco, rezemos o Pai Nosso:

"Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso reino. Seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ("melhor do que")(*) nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, agora e na hora da nossa morte. Amen..."



OBRIGADA(O)!


(*) - "Que nos perdoe melhor do que nós perdoamos a quem nos tenha ofendido", alteração que um dia alguém me ensinou e faz parte daquilo de que me lembro das aulas de Moral do 4º ano do liceu. Um homem caracterizado pela sua bonomia e sentido prático da vida. Aquilo de que precisamos neste momento das nossas vidas.






Sem comentários:

Enviar um comentário