quinta-feira, 11 de outubro de 2018

DOURO - POEMA A OURO LAVRADO





Douro - Outono de 2018




"Numa era em que as palavras são só palavras e os valores estão desgastados
(Ainda) há uma voz solta do peito
Que (me) faz crer que os sonhos em poemas idealizados (…)" (*)


(…) podem ser a palavra que falta para nos fazer retornar de novo à vida por curta que ela possa vir a ser. Às vezes, uma palavra, por simples que seja, pode-nos ajudar a encarar a realidade e tirar partido do tempo que resta. Quem sabe se o pequenino excerto que retirei deste poema que adorei não tenha esse poder sobre quem hoje o leu e parte do Douro para não mais voltar. Douro esse que um dia também foi seu lar, seu destino ou sítio para relaxar.


"Oh! Douro-Poema, Homem-Menino
Se soubesses quanta vida me dás!
Em ti, nenhum sonho é pequenino
 Minha alma jamais olha p'ra trás!"




(Foto tirada  pelo V. em Setembro de 2018)



POEMA A DOIS ESCRITO, POEMA A OURO LAVRADO
(diálogos da Terra e do Rio)


"Te contemplo com o olhar de Menina-Mulher
Adivinho o coração aroma-de-mel
E a água cristalina do teu ventre, genuíno Ser
Douro és mais que poema, és anel!

Reflito-te, em adoração de Homem-Menino,
E do fundo dos meus olhos cor-de-ouro
Sorrio-te, como infante pequenino,
Que no teu colo vem guardar o seu tesouro.

Suavemente, enfeito-te a meu gosto
Dos lábios sumarentos provo o beijo
Cachos de uva são o saboroso mosto
Enternecendo o calor do nosso ensejo!

Ternamente te enlaço, Terra amada,
Como jóia que mereces por direito
E no estio, nossa boda é festejada
Pelas vinhas que tu bordaste a preceito…

Oh! Douro-Poema, Homem.Menino
Que estranha vontade esta de te tocar!
Porque serás sempre o melhor destino?
E o único a quem tenho amor p'ra dar?

Oh, Poema-Douro, Menina-Mulher,
Que prazer eu tenho em te adornar!
Para te ver, quando o Inverno vier,
Despir , e no meu leito aconchegar!

Oh! Douro-Poema, Homem-Menino
Se soubesses quanta vida me dás!
Em ti, nenhum sonho é pequenino
Minha alma jamais olha p'ra trás!

Oh, Douro-Poema, Mulher-Menina,
Quanta da minha história se faz tua!
Ao mundo, a Natureza aqui ensina
Que a beleza o trabalho apazigua!!" (**)


( (*) Poema de Teresa Teixeira  (**) em  parceria  com Jéssica Neves )




Sem comentários:

Enviar um comentário