segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DIPLOMA PARA UM(A) PROFESSOR(A) MUITO ESPECIAL





São palavras que partilho e dedico a professores como os meus avós, alguns dos meus tios e primos e professores que tive a sorte de encontrar ao longo do meu percurso escolar, tanto como aluna como como professora. Professores que dedicaram a vida a uma profissão, nem sempre fácil, mas muito gratificante quando o seu esforço é compensado pelo reconhecimento e aproveitamento dos seus alunos. Professores que foram uma motivação para mim pelas mais diversas razões. 

Hoje, conheço professores igualmente dedicados, com outros tipos de dificuldades que procuram ultrapassar com profissionalismo e "garra". Apesar de eu ter deixado a Escola, sinto que dei o meu melhor enquanto pude e lá estive. Por isso, acho que estas palavras são merecidas para todos nós. Daí que as esteja a partilhar. São o reconhecimento daquilo que foram aqueles que já partiram e uma motivação para continuarem os que ainda estão no activo. Felizmente que a minha lista é muito grande. Por isso, não vou nomear ninguém em especial. Apenas me vou limitar a transcrever aquilo que um dia um aluno pensou ser um(a) professor(a) muito especial e o expressou num agradecimento que eu também faço a quem me guiou como professor(a) ou como colega.


"Obrigado por fazeres do ensino não uma profissão mas sim uma alegria.
Obrigado por nos mostrares que ensinar e aprender pode ser divertido.
Obrigado por nunca considerares os erros como fracassos __ mas sim como formas de aprender.
É duro ser inteligente como é duro ser um pouco lento.
Obrigado por nos compreenderes a todos e por nos dares o tempo e a atenção de que cada um de nós precisa.
Ensinaste-nos a acreditar em aventuras, a investigar e a descobrir, a viver maravilhados.
Os bons professores conseguem convencer os seus alunos que estudar não é uma imposição, uma interferência, uma perda de liberdade __ mas sim um estímulo; é a chave para uma liberdade maior do que eles jamais conheceram.

Recordar-me-ei

Que tinhas uma forma única de lidar com as coisas.
A tua turma nunca te esquecerá.
Nem eu.
A Escola é um teste para toda a vida e um professor ajuda-nos a ultrapassá-lo da melhor maneira possível.
E, nós, libertos por fim e ávidos de liberdade, despedimo-nos com uma leve arrogância e partimos.
Não sabendo que tu fazes parte de nós.
Os professores são recordados mais pelo que foram do que pelo que ensinaram."







Sem comentários:

Enviar um comentário