Último retrato/22
(Carvão e lápis de cor azul) (A3)
Penúltimo retrato/22
(Lápis de cor, acrílico e pan-pastel) (A3)
Numa primeira tentativa, procurei seguir à risca o projecto o que tornou o trabalho demasiado "preso" e o resultado muito pouco satisfatório. Em vez de deitar fora a folha, resolvi utilizá-la para me libertar completamente, num traço perfeitamente expontâneo com pastel de óleo e pan-pastel, o que deu imenso gozo enquanto durou... Este ensaio permitiu concluir que se deve evitar ser demasiado rígido na execução dos trabalhos. E, pelo menos, valeu por isso.
Procurando, numa segunda tentativa, um traço mais solto e descomprometido, consegui chegar a um resultado que considero bom. A impressão das bolinhas ajudou a encher e dar mais corpo ao trabalho.
Neste caso, fiz duas tentativas:
A primeira, colorida com pastel de óleo acabou transformada na D. Flô...
e a segunda (última imagem do conjunto), traduziu melhor o retrato pretendido, ao representar uma jovem tranquila e com um olhar relaxado e doce...
D. Flô, uma figura interessante que poderia fazer parte da ilustração de uma história, tivesse eu inspiração e capacidade para tal...
NOTA: Pôs-se-me a questão: Como fazer chegar os trabalhos no caso de não se poderem entregar em mãos? Utilizando os correios. É muito fácil. Têm envelopes almofadados para esse efeito, o que ajuda a evitar que cheguem dobrados.
Sem comentários:
Enviar um comentário