Faz tempo pediram-me para tentar pintar/restaurar umas molduras pretas e já desgastadas, pintando-as de branco giz para combinar com a decoração da casa, toda clarinha e madeira. Ofereci-me para o fazer sem ter bem ideia de como. Podia fazê-lo "como quisesse". Optei por lhes dar texturas, com jornais e cola branca numa delas, com camadas de gesso trabalhado com trincha e espátula no outro.
Depois das texturas, pintei-as de branco com a utilização de um rolo de esponja, já que o pincel largo não permitia um resultado suficientemente satisfatório... Ficaram todas brancas, uniformes e com texturas...
Mas faltava qualquer coisa, pelo que resolvi dar uma demão de tinta acrílica castanha meio aguada com a ajuda de uma trincha larga, deixando que a tinta impregnasse as reentrâncias. De seguida, com o rolo com tinta branca, previamente passado num prato de papel para ficar o mais uniforme possível, fui cobrindo sem grande pressão os lados e frente da moldura, deixando transparecer um pouco da tinta que estava por baixo...
Ficou diferente e moderno. Foi uma boa forma de fazer a reciclagem das molduras, que poderão ser usadas por mais uns tempos. A tinta é própria para bricolage, móveis, etc. É baça, mas optei por não pôr verniz dada a resistência da tinta e para evitar o brilho, dando-lhe um aspecto mais natural.
Para personalizar, e por graça, fiz um desenho da pessoa a quem iria oferecer o trabalho. O que deu vida e alegria ao conjunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário