quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

NOVAS AVENTURAS - À DESCOBERTA DO GUACHE...



(*)

Foi a primeira vez que fiz trabalhos completos em guache, um novo meio que entusiasticamente me foi proposto pela minha professora. O guache, em termos de funcionalidade e secagem fica entre a aguarela e o acrílico. Não seca tão rápido como o acrílico, mas tem mais pigmentação que a aguarela. É como se fosse uma aguarela opaca e fosca, que não perde tanto do seu colorido como acontece com a aguarela ao secar. Permite trabalhar camada sobre camada quando se tem a devida cautela e, inclusivamente, alguma fusão entre elas, no caso de se querer.

A tinta guache foi um material utilizado na escola duma forma muito básica. Hoje surge-me a oportunidade de o redescobrir, procurando tirar dele todas as suas potencialidades...

A minha primeira experiência (*), apesar de acompanhar os passos da minha professora no ecrã do computador, demorou a concretizar-se. (A bem da verdade, ficou completamente diferente do trabalho proposto.) 

Foram sendo aplicadas camadas sobre camadas, coisa que a aguarela não permite. (O que faz com que o grau de dificuldade da aguarela seja maior...) e o que permite outro tipo de efeitos com a utilização do guache. 







Estes três trabalhos ainda foram realizados no ano de 2022. 

Agora, novos desafios se foram pondo. Em folhas A5, fui realizando pequenos trabalhos impressionistas que vêm muito ao encontro daquilo de que gosto. As cores do guache bem vivas são bem visíveis nestes trabalhinhos.









Apesar de casos menos bem sucedidos como o dos ovos estrelados, de trabalho para trabalho, a confiança e facilidade de aplicação da tinta foi aumentando. 

Agora, queria tentar representar a transparência do vidro de uma lâmpada....







... ou a beleza e vivacidade das cores nos reflexos da luz.


Sempre inspirada em pintores cujos trabalhos encontrei no Pinterest e apoiada pelas "dicas" e pelo apoio da minha professora, fui-me entusiasmando a ponto de tornar quase diário o envolvimento nesta aprendizagem e neste projecto, que talvez um dia me levem à realização de trabalhos mais soltos e pessoais.

Para já, muito trabalho e empenho me esperam, para além de tentar aprender com quem sabe e continuar a fazer cópias de trabalhos de pintores como é o caso de Neil Carroll, que adoro tanto pelos temas (Naturezas mortas) como pelo tipo de pincelada, embora os trabalhos dele sejam pintados a óleo, meio que um dia gostaria de voltar a utilizar.







Trabalhos inspirados em Neil Carroll/23

 

Sem comentários:

Enviar um comentário