quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

CAIXAS DE OVOS E O DESENHO




Trabalho a guache sobre acrílico inspirado num possível trabalho de Marie Fox...


Fotografia do trabalho retirado do Pinterest...

Era uma vez uma caixa de ovos de cartão vazia que me foi apresentada como modelo para desenhar. Uma caixa com doze alvéolos, semelhante a esta:


Já tinha desenhado sapatos, tesouras, alicates, cadeiras para além das habituais Naturezas Mortas e uma infinidade de objectos, incluindo também o interior de uma máquina de lavar louça... Já nada me espantava. Melhor ou pior, ia levando a cabo as minhas empreitadas... mas uma caixa de ovos vazia?!...

O gosto e "bichinho" pelo Desenho e Pintura foi uma constante ao longo da vida, até que chegou o dia de entrar na Oficina do Desenho. Um espaço agradável e criativo, onde somos incentivados a utilizar todo o tipo de técnicas de Desenho e Pintura, seguindo um programa que, apesar de uma base comum, se vai adaptando às capacidades e necessidades de cada aluno. Correu tudo bem. Uma boa evolução. Até que chegou o dia da caixa de ovos...

Uma caixa de ovos vazia, para desenhar em perspectiva e em 3D... Agora sim, era como estar a pisar ovos... como conseguir desenhar a caixa de ovos?!... Como sempre, esforcei-me para atingir o objectivo, só que com tanta dificuldade quanta a facilidade de uma aluna nova em desenhar um cadeirão nos mais diversos materiais e perspectivas... 

Nessa altura, perguntei-me, que estava ali a fazer se nem à minha pobre caixa de ovos conseguia dar um aspecto minimamente agradável e artístico, fazendo-a com criatividade e à vontade?!...

O tempo disponível não era muito e a distância à Oficina do Desenho era grande. Desisti e voltei apenas para as aulas de Pintura mais clássicas onde o enfoque não é tão grande no Desenho. Se fosse hoje, teria desistido? Não sei. Também gostava muito daquelas aulas.

Hoje, a experiência que tenho tido com a minha professora também me permite desenvolver o Desenho, é um ensinamento menos sistemático e diferente, mas produtivo e extremamente agradável em que se vão estabelecendo novos objectivos à medida que vamos progredindo...


Foi assim que me surgiu esta caixa de ovos no Pinterest e a vontade de ultrapassar este desafio. Bem sei que as soluções já lá estavam, mas a base teve que ser construída (por ironia do destino) com caixas (quadrados, rectânguos, paralelipípedos, cones ...) que facilitam enormemente o Desenho...

Penso que é altura de ir enfrentando as "caixas de ovos" que forem surgindo. Apesar dos meus sessentas, é sempre tempo. Fique a meta onde ficar, o que interessa é ir vencendo as várias etapas e gozá-las tanto quanto possível.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário