Tenho estado a fazer as cópias possíveis de trabalhos de diferentes pintores. Sem sair da inspiração de trabalhos já feitos, o próximo passo é tentar fazer a minha própria composição de elementos que os compõem, o que implica ter um certo número de cuidados como a posição das sombras e luzes bem como com a sobreposição dos elementos.
Utilizando gesso preto como base para o trabalho, fui tentando de seguida pintar a guache os vários elementos para no final fazer correcções e acertos, já que, neste caso, parte das soluções têm que ser encontradas por mim... Para conseguir tons mais fortes e vibrantes (nomeadamente no funil amarelo) recorri também ao Inktense que sempre tem mais poder de cobertura.
Completamente impossível conseguir a subtileza do trabalho original... Ainda assim, gostei do resultado final.
Pintura original de António Nuziante
*****
Pintura original de António Nuziante
Também neste trabalho retirei elementos para fazer a minha própria composição do quadro. Um pequeno trabalho feito sobre uma folha A5 de papel próprio para aguarela ou guache. Resultou quase tão bem como uns outros trabalhos a óleo que fiz sobre tela há já uns anos ainda nas aulas presenciais com a orientação da minha professora. No entanto, torna-se mais difícil conseguir certos efeitos, porque, como o guache é solúvel em água, às vezes torna-se complicado fazer velaturas ou sobrepôr camada sobre camada.
O resultado final deste guache sobre papel
*****
Este era o trabalho que estava a fazer quando veio a pandemia e parei as aulas presenciais. Acabei-o, sim, mas, mais tarde através do Zoom, já na coZinHa cOm aRte...
Óleo sobre tela (2022)
Este outro quadro fi-lo há já uns anos nas aulas de Pintura, com a orientação e ajuda da minha professora:
Óleo sobre tela (2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário