sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

RETRATOS A PASTEL SECO e LÁPIS DE COR




Etapa final

Voltei aos retratos, só que desta vez, a pastel seco apenas. É extremamente agradável de se fazer. Para iniciar o trabalho, depois do desenho feito, recorri à técnica da aplicação de uma camada de verde alface e branco, antes de aplicar as cores definitivas. Isso vai fazer com que haja uma interferência das cores umas com as outras tornando-as mais agradáveis.

As várias etapas...




Um problema que tenho sentido é o da aplicação do fixativo. Embora utilizando o adequado para pastel seco e pulverizando a cerca de 30cm do trabalho depois de agitar bem a lata, verifiquei que tanto num caso como no outro, se criaram umas pequenas manchinhas de falta de pigmento (pó) provocando uma certa descontinuidade na pintura. É um efeito que, por vezes até se torna interessante, mas não era o pretendido. Não sei que faça... aplicar uma película fininha por várias vezes?!...  



 As várias etapas...


Resolvi voltar a retocar o trabalho preenchendo parte dos espaços deixados pela aplicação do spray e aproveitei para suavizar alguns traços que estavam demasiado marcados. Voltei a aplicar o fixativo e, desta vez, ficou bem.
 

É para continuar...


Mais um retrato inteiramente a pastel seco...


Ir fazendo a comparação do trabalho com a fotografia do modelo original é uma ajuda preciosa... 


As várias etapas deste novo trabalho...



Desta vez, optei pela sanguínea sobre uma folha de papel colorida para pastel seco...


Neste trabalho, em vez do pastel seco utilizei os lápis de cor... Desta vez, não se tratou de uma fotografia de alguém conhecido, mas de uma imagem retirada da NET. 


Ensaiando os vários tipos de materiais, vou tentando dar expressão e alma aos vários rostos que vou executando, sejam eles feitos a partir de fotografias de pessoas reais minhas conhecidas ou de imagens retiradas da NET. É um desafio, já que aqui há que haver algum rigor na reprodução das imagens. O rigor que me é possível mas que permita reconhecer de imediato a pessoa retratada.


Mais um retrato inteiramente a pastel seco... 
o destaque foi para os olhos e a sua expressão.




Sem comentários:

Enviar um comentário