Trabalho de Qiang Huang
Qiang Huang... mais uma vez inspiração para mais um exercício para aprender a fazer cor e movimentar o pincel sob orientação da minha mestra...
Tinha uma tela chinesa que dificilmente aceitava a tinta de óleo, a ponto de ter que desistir de finalizar aquele trabalho. Como recuperar a tela para a voltar a utilizar? Aplicando gesso acrílico branco com espátula ou pincel.
Depois de coberta a tela com o gesso, com alguma textura e sem ter a preocupação de a tornar muito uniforme e macia, utilizei tinta acrílica para fazer um esboço monocromático do quadro... Deixando-o secar bem.
Estava preparada para iniciar o trabalho a cores e a tinta de óleo. Começou-se pelo fundo. Pinceladas soltas e espontâneas... Sobreposição de tons obtidos fundamentalmente a partir das cores primárias, utilizando cádmios que são cores opacas. Fazendo os castanhos a partir do azul ultramarino, o vermelho cádmio, amarelos cádmio e branco opaco, obtiveram-se tons variados e mais bonitos, do que partindo exclusivamente das cores obtidas directamente dos tubos.
Chegou a vez do prato... Continuando com o pincel de cerda relativamente largo utilizado para o fundo, deu-se uma base de vermelhos, tendo o cuidado de delinear as zonas mais estreitas com a ponta do pincel, que era espatulado, e procurando que as zonas de limite das formas não ficassem demasiado marcadas. Ao utilizar-se a técnica do "molhado sobre o molhado", as tonalidades vão-se misturando e a variedade de tons vai sendo maior, para além de que as zonas de transição de cores e tons não fica tão definida. É um prazer imenso aplicar a tinta desta forma e sentir o pincel deslizar, enquanto se vêm as formas aparecerem...
Quanto à pera, apliquei alguma tinta só para definir a forma que, para já, está demasiado regular. Forma que precisa de ser alterada com pinceladas de tinta com cores e tons, que lhe deem volume e a tornem mais angulosa a nível dos contornos...
A base do trabalho está feita...
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