quarta-feira, 27 de novembro de 2019

MAIS UM DESAFIO! - Inspiração em Qiang Huang





Trabalho de Qiang Huang

Mais um desafio... Mais uma vez me aventurei num trabalho deste tipo com o apoio da minha professora, para voltar a tentar dar pinceladas mais soltas e espontâneas; tentar fazer a cor; tentar aplicar a tinta de uma maneira mais eficaz e, ainda, tentar definir as formas dos objectos sobretudo com pinceladas soltas. O que dá muito gozo mas não é fácil para mim.




Numa primeira etapa fiz o esboço...



Depois de cobrir o fundo com "yellow ocre", aplicaram-se por cima tons feitos a partir do preto, azul ultramarino, terra siena queimada, "permanent red" e branco. Fui tentando, na medida do possível, que as pinceladas fossem dadas de uma vez só. Fiz o que foi possível. 



Passei aos tubos de tinta. Mas, com a ajuda da minha professora, verificou-se que o esboço do frasco não estava certo no que respeita a perspectivas; o que implicava também que a posição das bisnagas não tivesse muita coerência. Pude sentir assim que, num trabalho com tão poucos elementos, qualquer traço pode ter influência na definição das formas.

Colocando lado a lado os dois trabalhos, com a ajuda do Picasa (programa de tratamento de imagens), foi mais fácil verificar os erros no meu desenho inicial. Foi assim que se constatou também que, a parte de trás do tubo verde, está precisamente ao contrário daquilo que desenhei. É engraçado verificar como, mesmo utilizando uma fotocópia para seguir o desenho e pintura do original, a observação e comparação das fotografias no computador pode também ser uma boa ajuda complementar. No ecrã as imagens ficam mais definidas, já que na fotocópia não se conseguem ver com tão grande nitidez os pormenores. Agora, há que fazer as correcções necessárias, antes de continuar... 




Mais uma etapa do trabalho... Estive em "roda livre", até chegar a altura de fazer a correcção de determinadas arestas e pontos quer no frasco, quer nos tubos, pela mão da nossa mestra. As arestas estavam demasiado rígidas. Houve que as suavizar e esbater. E são esses toques que fazem a diferença. Mas fiquei contente por conseguir estar mais liberta e conseguir avançar quase sem rede. Nesta etapa, não me limitei às cores da paleta inicial, utilizando também cores do tubo como o laranja e o verde. 

  


Ainda não ficou bem. Há que fazer algumas alterações.



O trabalho acabado...








Sem comentários:

Enviar um comentário