segunda-feira, 16 de maio de 2022

RETRATO A CORES EM PASTEL SECO - DIFICULDADE NA SUA FIXAÇÃO





Uma nova experiência... 
agora, o retrato a pastel seco e em cores. 





Já tinha tentado fazer um retrato a lápis de cor, em Janeiro de 2021. 
Gostei imenso da experiência. 

Mas, a pastel seco, é diferente e dá um prazer ainda maior. Sobrepôr tom sobre tom... Reforçar o traço aqui e ali... Esbater... O único inconveniente é o de que é mais sensível e facilmente se apaga. O que, por exemplo, torna mais complicado quando se aplica o fixativo. Parte das camadas de pastel são atenuadas com a aplicação do "spray", perdendo-se  alguns dos pormenores e tonalidades. Tento afastar a lata de "spray" uns quantos centímetros; vou-o aplicando por camadas sucessivas procurando utilizar pouco de cada vez, mas ainda assim perde-se um pouco do trabalho final. Terei que tentar outra marca de fixativo?!  Alterar a forma de o aplicar?!... Como? Ainda não sei. E isso tanto é válido para o pastel seco como para o carvão.





Mais um trabalho feito a pastel seco com a sobreposição de tonalidades várias. Uma vez mais a aplicação do fixativo foi um problema. Ao aplicá-lo, mesmo com alguma distância, há alterações nas camadas de pastel. Surgem pequenas manchas, que nalguns casos até se tornam interessantes, mas que alteram o que fizemos.



Uma forma de tentar ultrapassar isso, é voltar a aplicar o pastel para corrigir o efeito do "spray" do fixativo no trabalho inicial e voltar a aplicar o fixativo. Talvez seja o suficiente, mas já não é a mesma coisa.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário