domingo, 22 de maio de 2022

"ROSA, NOME DE MULHER..."

 





.

"AQUI..."


AQUI, me receberam de braços abertos.
AQUI, me perdi...
AQUI, me encontrei... e me perdi , outra vez.


AQUI, vivi momentos de intensidade humana que, só quem por eles passa, consegue avaliar.
AQUI, nos rimos, brincámos, sorrimos.
AQUI, chorámos, desesperámos, gritámos, chamámos, ajudámos.


AQUI, partilhámos,
AQUI, nos esquecemos,
AQUI, sonhámos,
AQUI, julgámos,
AQUI, criticámos,


Tivemos medos,
Tivemos coragem.


AQUI, um montão de gente,
AQUI, um montão de verbos,
Que, por si só, nos dizem, que
AQUI, vivemos!


DAQUI, ficaram os momentos que não esquecemos...






Este foi um quadro que ofereci na minha última escola, onde havia uma pessoa que se chamava Rosa e que representava a qualidade daquele grupo de pessoas profissionais, atentas, acolhedoras e sempre prontas a ajudar...

*****

Ontem, queria pintar uma rosa...
celebrar esse nome lindo de mulher, 
duma mulher muito especial... 
Mas, afinal, já pintei rosas...
Já o fiz em relação a outras Rosas. 

Hoje, coincidência ou não, ao levantar-me manhã cedo e ao sentar-me no meu cantinho, deparei-me com a fotografia deste quadro que está mesmo à minha frente, entre outras que guardo... e que pintei faz vários anos. Foi então que fui procurar o "post", que escrevi há já alguns anos também, e que aqui acabo de transcrever em parte.

Ontem, em casa dos meus pais, sentei-me no meu lugar de sempre e atrás de mim lá estava a rosa que pintei para o meu pai, como forma de representar a sua avó que ele tanto admirava pela sua inteligência, determinação e garra... Maria Rosa. 

Quadro inspirado na rosa vermelha de Dalí


Agora, queria pintar uma outra Rosa de seu nome... Ainda não sei como. Mas, possivelmente, em retrato, numa homenagem a mais uma mulher do Norte, "de enorme coragem, com a riqueza colorida da flor em inteligência e humor", como a descreve quem tanto a ama e bem conhece. E, tanto quanto me for possível, tentarei representar este nome bonito duma Mulher especial, neste mês que é o mês de Maio - "mês das rosas"...

Só que, desta vez, o desafio será maior. Fá-lo-ei longe, da minha professora, contrariamente ao que aconteceu com aqueles dois quadros que pintei no seu atelier, sob sua orientação e possivelmente com algum toque "mágico" da sua parte... Agora, estarei longe dela fisicamente mas, ainda assim, próxima e à distância de um "clic" neste meu cantinho... Certamente não será a óleo sobre tela, vamos ver o que consigo. Só sei que, estou desejosa de o fazer e não sei por onde começar... 

*****

Agora, à tarde, a magia das novas tecnologias, uma vez mais, veio em meu "socorro". Uma vez mais, a minha professora faz "magia", me dá a sua mão e o projecto começa a tomar forma: "ROSA - NOME DE MULHER"...



ROSA









Sem comentários:

Enviar um comentário