terça-feira, 5 de setembro de 2017

AMIGOS, LIBERDADE DE ESCOLHA E FERNANDO PESSOA...






Tenham eles 34, 24, 18, 14, 10...,  A preocupação é sempre a mesma... Será que estão bem? Podemos confiar? Que amigos têm? Serão boa companhia? Enfim, um nunca acabar de questões. Mas, como diz Fernando Pessoa no seu poema:

" (...) Não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades(...)
Eu poderia suportar, embora, não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!..."




Demos a liberdade aos nossos filhos de escolherem para amigos quem bem eles quiserem. Demo-nos por contentes por eles os terem, apesar do ditado que diz: "mais vale só que mal acompanhado".  Somos mais velhos, teremos mais experiência de vida, talvez saibamos melhor o que mais convém ou não convém àqueles que são sangue do nosso sangue... mas a escolha tem que ser deles, o risco também, pois são os seus amigos que marcarão uma vida de afectos mais importantes que o próprio amor por uma só pessoa, como diz o poeta.

"Más companhias?!... Confiemos. Acreditemos no bom senso que lhes fomos transmitindo e descansemos nas vivências que os podem enriquecer apesar das pequenas adversidades que possam surgir. Permitamos-lhes uma vida colorida, cheia de bons momentos partilhados que tenham como retorno uma vida mais rica e preenchida. Uma vida de boas lembranças do tempo de juventude que possam perdurar e ser partilhadas até ao momento da partida.   





Sem comentários:

Enviar um comentário