sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CANCRO DA MAMA - A RADIOTERAPIA E OS IBISCOS VERMELHOS




O aparelho para fazer a Radioterapia...





Cheguei à última etapa de toda esta guerra a uma doença que sem aviso me surpreendeu... Agora, é a vez de destruir todas as células potencialmente prejudiciais.

"A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-X, por exemplo), um tipo de energia direcionada, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação o paciente não sente nada."

"A radiação é emitida por um aparelho direcionado ao local a ser tratado com o paciente deitado. Geralmente são aplicações diárias."

"Alguns efeitos indesejáveis são frequentes, independentemente da área do tumor. Entre eles estão cansaço, reações de pele, perda de apetite e dor ao engolir. Geralmente, aparecem ao final da segunda semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento." 

"Cada pessoa reage de forma diferente ao tratamento. Dependendo da área a ser tratada, podem ou não surgir efeitos colaterais comuns à radioterapia. Por isso, uma vez por semana, é feita uma consulta de revisão."





O jardineiro que ajuda a tornar este local tão especial, acolhedor e "zen"...



Apesar de tudo, estou  feliz por me sentir viva,
e pensar nos dias de amanhã como uma visão de esperança.


Obrigada:

D ( do Canadá)
N (da África do Sul)
R (de Portugal)
S (de Portugal)
E (de S. Tomé)
enfª C (de Portugal)
enfª E (de Portugal)
Dr. J (da Colômbia)

(...)


E bem haja a todos os outros (médicos, enfermeiros, auxiliares, ...) que, aqui, nos fazem sentir bem e importantes nas suas vidas...



( Jardim da Fundação Champalimaud)


Ibiscos vermelhos cor do coração...

Uns bem visíveis outros espreitando bem lá ao fundo, todos eles nos trazem a esperança de ultrapassar esta guerra com tantas batalhas...





(Fotos tiradas em 8/9/2017)
(Informações retiradas da NET)








Sem comentários:

Enviar um comentário