quarta-feira, 1 de março de 2017

"REDUÇÃO DE MAMA" - retirado de artigo da Drª Alice Wegmann





Fazer a redução mamária, já que se tem que fazer uma anestesia geral e mexer na mama para remover o tumor, é uma possibilidade. Daí que tenha ido buscar informações para me poder mentalizar e preparar para a eventualidade de se considerar também esta situação.

Assim, encontrei este artigo na NET que me pareceu pertinente e que a seguir transcrevo em parte:

"Redução da mama - Dependendo da sua situação pessoal, o procedimento pode ser realizado em ambulatório ou poderá ter que ficar pelo menos uma noite no hospital. Em ambos os casos, será dada a anestesia geral, o que significa que estará a dormir durante o procedimento. É importante ter alguém com quem possa contar para a levar para casa e ficar consigo, pelo menos, a primeira noite, se não estiver internada no hospital.


A cirurgia propriamente dita tem a duração de cerca de três a cinco horas. O cirurgião fará uma incisão ao redor do mamilo, em seguida, para baixo sobre o peito, com uma forma de buraco de fechadura. O excesso de pele, gordura e tecido a mais são removidos e o seu mamilo é recolocado para fins estéticos. O cirurgião pode usar tubos de drenagem e o local da incisão é então suturado. Os seios serão envolvidos em gaze especial. Se necessário, também pode usar um sutiã cirúrgico.




Precisa estar em boa forma física para garantir a recuperação e cicatrização adequada, por isso siga as instruções do seu cirurgião sobre as vitaminas que pode tomar antes e depois da operação. Da mesma forma, é muito importante fazer refeições bem equilibradas. Não é a melhor altura para fazer uma dieta!

Antes de se submeter ao procedimento, vai precisar de deixar a sua casa pronta para a sua recuperação. Isto deve incluir:
  • Gelo em abundância
  • Gaze , esponjas e toalhas limpas
  •  t-shirts e blusas soltas e confortáveis
  • Pomadas ou cremes especiais, recomendados pelo seu médico para o local da incisão
  • Telefone dentro da distância de alcance da sua principal área de descanso
  • Revistas, filmes, etc


Recuperação e cuidados na redução de mama



Terá de estar pelo menos uma semana fora do trabalho ou da escola. Alguns pacientes necessitam de duas semanas, mas cada situação varia. 

Se é uma pessoa fisicamente activa, só poderá retomar a sua actividade pelo menos um mês após a cirurgia . É muito importante que perceba o impacto emocional da cirurgia: muitas pessoas passaram pela experiência de uma depressão, Mas isso é normal! Certifique-se de que comunica ao seu médico todas as suas preocupações.

Complicações e Efeitos Colaterais


Deve esperar sentir-se cansada e vai ter dores de peito. Isso é normal!

O médico dar-lhe-á uma receita, pomada de antibiótico e analgésico oral para aliviá-la durante os primeiros dias após a intervenção. Deve evitar o trabalho pesado a todo o custo, já que este pode promover uma má cicatrização.

É importante notar que uma redução de mama causará cicatrizes como um efeito colateral normal. No entanto, as cicatrizes podem ser agravadas se levantar objectos pesados prematuramente. Embora sejam raros os casos, nalgumas pessoas podem ocorrer complicações, tais como a má recuperação inadequada da área do mamilo, que pode exigir um enxerto de pele."





1 comentário:

  1. Afinal optei por não fazer a redução de mama. Depois de falar com o meu médico fiquei a saber que ainda há alguns riscos, para além da persistência das cicatrizes, de alguma coisa poder correr mal. Pesou ainda o facto de a alteração provocada no aspecto físico da mama pela intervenção a fazer agora não ser significativa. Se tudo correr bem, fica mesmo assim. Se não, numa fase seguinte, logo se verá...

    ResponderEliminar