sexta-feira, 31 de março de 2017

BETERRABA - PREGOU-ME UM SUSTO!...






Fui à casa de banho e a urina veio avermelhada... Grande susto! Agora só faltava mais esta. Toca de tirar uma amostra para análise. O que poderá ter sido?! Ainda da anestesia, do antibiótico?... Susto ainda maior, também as fezes vieram demasiado escuras ao longo do dia. Seria presença de sangue na urina e/ou nas fezes?




É então que me lembro: só se foi da beterraba que comi. Vai de procurar na NET, essa enciclopédia universal. Ficámos descansados. De facto, só pode ter sido da beterraba. E, aqui vai a explicação, embora eu não manifestasse nenhum dos sintomas referidos para além da cor das fezes e urina: 


"Para digerirmos bem, temos de mastigar bem e de ter um bom estômago, ou seja um estômago que produza ácido suficiente para "partir tudo em pedaçinhos bem pequenininhos".

Se o estômago diminuir a secreção de ácido, podemos estar perante um problema chamado pela Medicina de Hipocloridria Gástrica, que se traduz em diarreias com restos de comida, obstipação, mau hálito, sensação de enfartamento após as refeições e com o tempo podemos ter deficiência de cálcio, de ferro, zinco, Vitamina B12, até dificuldade em controlar o crescimento de microrganismos indesejáveis no trato digestivo.



Uma forma caseira de verificar se estamos a produzir ácido em quantidade suficiente para fazer bem as digestões, é através do Teste da Beterraba.

Quando o estômago tem pouco ácido, não é capaz de metabolizar e assimilar os pigmentos avermelhados da beterraba, por isso para se saber se está a produzir ácido estomacal suficiente para fazer uma boa digestão, pode fazer-se o seguinte teste:


Beber durante 2 dias 1 copo de sumo de beterraba, a que se pode juntar cenoura e maçã.



Também se pode comer, juntamente com a salada, beterraba ralada.



Nos dias seguintes, verificar a urina e as fezes. Se apresentarem uma coloração avermelhada, indica uma incapacidade  para metabolizar o pigmento betacianina, o que indica uma insuficiência de ácido estomacal. Este composto da beterraba atravessou todo o aparelho digestivo sem sofrer qualquer alteração, simplesmente não foi digerido.

Se a urina ou fezes, uns dias após comer beterraba não apresentarem coloração avermelhada, isso indica que se faz bem a digestão, porque se se digere a betacianina também se digere os compostos dos outros alimentos."



"Fazer bem a digestão é o primeiro requisito para se manter a Saúde."




(Imagens retiradas da NET)






Sem comentários:

Enviar um comentário