domingo, 12 de março de 2017

DIÁRIO DA VIDA DE UM CÃO - A PRIMEIRA VEZ QUE FUI À PRAIA





A bicicleta do homem das conquilhas...
Praia de Altura - (Algarve/Portugal)




Praia de Altura. A Primavera ainda não chegou, mas o dia convida. O vento foi para outras paragens, o Sol aquece-nos a pele, o marulhar da água das ondas chãs embala-nos os sentidos. A praia a perder de vista está quase vazia. Que belo dia para me estrear num passeio à beira do mar!...



Quem vê a praia de Inverno...



de manhã...


e ao pôr do sol...


Desde que cheguei a casa dos meus donos, faz pouco mais de três meses, poucas vezes saí de nossa casa e do quintal. Para passear, ainda menos. Era urgente começar a socializar e a descobrir um novo mundo diferente do do meu dia a dia. Tudo correu da forma mais agradável e calma possível.  

Pois é... que forma mais tranquila e gostosa do que, nesta altura do ano, em Altura, e em fim de Inverno, me levarem a descobrir o prazer de passear pela praia. Aceitei bem o arnês e a trela. Na praia descobri esse minúsculo granulado que é a areia sobre o qual andei sem manifestar grande incómodo enquanto as minhas patas saltitavam em passada miúda mas rápida e decidida; descobri os passadiços sobre as dunas feitos de traves de madeira e que nos conduzem ao areal; as bicicletas de quem por nós passava descontraidamente a pedalar; as crianças pequenas levadas pela mão dos pais ou dentro dos seus carrinhos; as conchas que, maiores ou mais pequenas, em cordões ou isoladas, ficaram largadas na areia lambida pela água do mar quando a maré estava mais alta; também os pilritos e os pombos que, nesta altura do ano, volitam em pequenos bandos em busca de sabe-se lá o quê para depenicarem na areia. Tudo era novo, mas foi encarado com descontracção e confiança logo após o primeiro impacto do desconhecido.

Os cheiros... oh! os cheiros... Quanta novidade. Farejei aqui este montinho de areia, ali aquela esquina do murete ou o poste de madeira, e outra vez um montinho de areia... As paragens eram breves mas interessadas. Apareceram ainda um ou outro cão que, com os respectivos donos, deambulavam pela praia aproveitando estes dois dias gloriosos de Inverno com sabor a Primavera. Porém, não me despertaram grande atenção.

Para mim e para os meus donos foi uma descoberta recíproca nesta relação que se vai tornando mais forte e confiante... Portei-me bem durante todo o tempo que estivemos fora de casa. Sem dúvida provei ser um bom companheiro do dia a dia mas também de viagem e de passeio...



Sem comentários:

Enviar um comentário