quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

NOVO DESAFIO: DESENHAR A LÁPIS DE COR UM OLHO A PARTIR DE UMA PINTURA HIPER-REALISTA OU CLÁSSICA...






Desenho hiper-realista


Como é possível desenhar ou pintar assim. Este objectivo está fora do meu alcance. Mas pode servir de modelo para chegar onde puder...


Antes de se começar um trabalho, sente-se um friozinho no estômago... Que será que vou conseguir fazer?! Será demasiado ambicioso?! Vamos ver...  Já aprendi algumas técnicas de trabalho. Já consigo manusear melhor os lápis de cor... Será que isso chega?!...Não há como tentar, para ver onde consigo chegar... É um novo desafio.




Primeira tentativa.- Pormenor de um quadro..




Já consigo alguma subtileza no traço, com os lápis de cor, mas ainda se sente muita marcação. Camada sobre camada, aplicadas muito ao de leve, com reforço através de alguma pressão em nalguns pontos, vão-se modelando as formas com paciência, sem pressas de ver o resultado... .






Segunda tentativa


Fotografia tirada com luz artificial.... 
Está demasiado desenhado.




Fotografia tirada à luz natural. Faz toda a diferença...

Retoquei tanto a pálpebra superior como a inferior, bem como os cantos do olho, procurando tornar mais subtis as transições. Mas não consegui alterar as pestanas porque o lápis estava muito carregado. Irei fazer um outro trabalho para procurar fazê-los com um ar mais natural..



Nova tentativa:





Novo trabalho:




Ficou muito desenhado... 
mas as pestanas da pálpebra superior estão melhores.


MAIS UNS OLHOS

OLHO CASTANHO



Primeira etapa


Etapa final?!... Objectivo principal: conseguir reproduzir a imagem tanto quanto possível, sem fazer riscos, apenas com sombreados e traços subtis obtidos pela sobreposição de camadas. 

NOTA: o esboço do trabalho foi feito utilizando uma quadrícula o que ajuda bastante para se fazer uma reprodução de uma imagem de uma forma mais proporcionada e fiel ao original.



OLHO AZUL













Sem comentários:

Enviar um comentário