quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O MALIBU - PRIMEIROS "RETRATOS" E EXPERIÊNCIAS DO ANO...

 



Etapa final (*)

O Malibu, tal como quase todos os gatos, adora sacos e meter-se dentro deles. A fotografia dele dentro do saco das garrafas de leite, foi uma inspiração para o primeiro trabalho que fiz sobre um animal de pêlo. 


Foi ele que iniciou este novo ano em que gostaria de continuar esta aventura dentro do Desenho... só que, agora, introduzindo a cor e outras técnicas diversas. Desafio este que resultou do confinamento relativo provocado pela pandemia e que só foi possível superar graças ao Zoom e ao WhatsApp que permitiu o ensinamento à distância e um acompanhamento atento por quem me orienta nestas lides.

De início, tive muitas hesitações em fazer um "retrato" do Malibu, mas depois achei engraçado e os donos dele também ficaram contentes por lhes ter satisfeito o insistente pedido. Quem sabe, não seja este o primeiro de outros "Malibus"?!... Foi mais um obstáculo vencido dentro desta minha caminhada. O primeiro do ano!...


Daqui, parti para um outro trabalho. O Malibu, uma vez mais enfiado dentro de um saco... Achei-o mais complexo, já que tinha que fazer o enrugado do plástico.



Primeira tentativa... Demasiado marcado e pouco natural?!...



Ainda não foi a etapa final... Ficou demasiado arredondado!...


Marquei mais as arestas, criei mais zonas de sombra...

Por estranho que pareça, fazer o amarrotado do saco foi o mais difícil... Irei tentar fazer papéis e sacos amarrotados como treino... Vamos ver o que sai. Estou curiosa...


Parti de um desenho retirado da NET


Primeira tentativa... Não é fácil.






Outro exemplo retirado da NET


Segunda tentativa...


Já consegui um melhor sombreado... Gostei mais do resultado neste segundo trabalho, apesar de ter copiado o contorno da bola de papel e do trabalho anterior ter sido feito inteiramente à vista. Ambos os trabalhos foram feitos a carvão, com o auxílio de uma boneca para espalhar o pó de carvão numa primeira fase e abrir os tons claros com uma borracha, fazendo só depois as marcações com o carvão e um esfuminho.



Sem comentários:

Enviar um comentário