segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O DESAFIO DA COR (DESENHOS A LÁPIS DE COR E GUACHE)














"Deixo meus lábios vermelhos para que pareçam cerejas na Primavera."


De início fui seguindo os esquemas, mas depois desliguei. Primeiro, porque não sou capaz de fazer melhor, depois porque sinto a necessidade de os fazer a meu jeito. Agora, passei ao uso dos lápis de cor com o guache e estou a adorar... Complementam-se muito bem.


A PAPOILA

O próximo desafio é o de pintar os lábios vermelhos da Natureza que são as papoilas... Semeadas, pelos campos ou entre  as pedras da calçada, pela mão de Deus e do acaso. Vamos a ver o que sai...

(Imagem retirada da NET)


1ª tentativa...


2ª tentativa...



Depois de fazer o esboço da papoila, dei em ambos os casos uma aguada rosada de guache. Só então, comecei a realçar as zonas de mais luz ou de sombra, usando tanto o guache como os lápis de cor...

Do primeiro trabalho da papoila, gosto das cores, mas o desenho da flor está demasiado rígido. Enquanto que, o desenho da segunda papoila, já está mais solto e natural. Em ambos os casos, não consegui as transparências e luminosidade do modelo, mas gosto muito do segundo trabalho.


O OVO ESTRELADO

Uma tentativa de hiper-realismo. 




Não foi fácil, sobretudo a aplicação dos brancos com o guache que usei em simultâneo com os lápis de cor. Também neste caso fui seguindo os passos propostos pelo esquema retirado do Pinterest.





(Imagem retirada da NET)


Novo desafio... desta vez utilizando apenas os lápis de cor e uma folha de papel colorida. Com a aprendizagem feita com o primeiro exercício, foi mais fácil e saiu melhor.




Objectivo conseguido!


O TOMATE

(Imagem retirada da NET)


Foi difícil preencher o vermelho. Também, neste caso, utilizei apenas os lápis de cor. Para conseguir um tom mais firme foi necessário aplicar camada sobre camada e, ainda assim, não consegui os esfumados nem os tons que pretendia. Porém, acabei por gostar do resultado final.





A MALAGUETA

(Imagem retirada do Pinterest)



Neste caso, começou-se por dar uma aguada de guache vermelho por todo o fruto. Só depois se foram aplicando as sucessivas camadas de lápis. Vantagens: muito mais rápido conseguir o tom desejado, gasta-se muito menos lápis que seria necessário para cobrir inicialmente a superfície do papel e consegue-se um melhor resultado.



Fases iniciais


Sem comentários:

Enviar um comentário