terça-feira, 5 de janeiro de 2021

RETRATO - VENCENDO ETAPAS, A PARTIR DE UMA MESMA FOTOGRAFIA...





À medida que o meu trabalho no Desenho foi evoluindo, fui registando essa evolução por meio de fotografias. Fiquei surpreendida. Hoje, ao olhar para os vários trabalhos por ordem cronológica, posso constatar que houve uma real melhoria. Pelo menos no uso do carvão.



Em Agosto, o desenho a carvão possível era este em que a modelação do rosto ainda deixava muito a desejar. Apesar de, tanto num caso como no outro, partir da mesma fotografia e de fazer a marcação prévia dos principais pontos do rosto, o resultado foi bem diferente.


Em  Outubro, voltei a tentar a mesma fotografia com carvão e pan-pastel. A diferença é notória. De onde se conclui que, como tudo na vida, a prática ajuda muito. Vai-se ganhando uma maior destreza e à vontade.


O próximo desafio é utilizar os lápis de cor. Em Julho, o trabalho possível era o que se segue. Vamos ver o que é possível fazer daqui para a frente...


Em Julho, delineava os contornos com uma demasiada definição dos traços, usava pouca variedade de tons, a modelação do rosto era pouco conseguida... Não conseguia captar a expressão dos olhos e do rosto.



Agora, com base neste exercício, irei tentar uma maior riqueza de tons, sem fazer marcações excessivas dos limites de cada parte do rosto como os olhos e a boca.


Estou ansiosa por ver o resultado... 
Serão as próximas etapas.

Primeira experiência - desenho a lápis de cor...
Ainda está demasiado marcado,

Segunda tentativa. 


Terceira tentativa...


Já está bastante melhor, sobretudo, (e por curiosidade), em relação ao que conseguia há alguns anos atrás:

Desenhos a aguarela e marcador...



Agora, sem rede, seguindo apenas a fotografia, passei à boca e ponta o nariz:






Aqui ainda está demasiado marcado, desenhado...



Na última etapa... Já ficou melhor.



Finalmente, passei ao rosto na sua totalidade. Já consegui um melhor resultado. Não tem nada a ver com o que conseguia em Julho. Muito mais modelado, com degradés em vez de uma marcação rígida, com sobreposição de camadas de cor... O que torna o trabalho muito mais interessante e menos "desenhado": 




Em Janeiro, é o que é possível, utilizando os lápis de cor...




Sem comentários:

Enviar um comentário