domingo, 28 de julho de 2019

PENUGEM BRANCA





A vida retomou o seu ritmo normal. Acenderam-se as luzes da varanda, as duas velas da mesa posta como se fosse um dia de festa, para se celebrar um aniversário e uma conquista na escola, apesar da saudade que ele nos deixou com a sua partida. A penugem voltou a aparecer, agora caída no chão da varanda. Desta vez não fugiu. Veio ter à minha mão. Foi só agarrá-la. Está guardada em lugar seguro. A  alma está liberta e partiu, mas anda por perto tomando conta dos seus. Será uma estrelinha no Céu, uma penugem branca que afinal decidiu ficar ou um lugar cativo no nosso coração que baterá sempre forte enquanto restar a sua lembrança até ao fim dos nossos dias?... O que quer que seja tem o valor de um tesouro guardado como tantos outros ainda que o sejam só para nós. 



Penugem branca leve, leve,leve, 
que no ar balança e depressa foge,
para mais tarde aparecer,
agora branda deixando-se apanhar.
Deixando-se afagar
num suave bailar!


Foi naquele momento, na sua dança etérea,
de imparável movimento,
Que nos anunciou em forma de matéria,
que a sua alma tinha partido.
Mesmo para quem supostamente nunca mais a veria,
Mas a sentia viva e pulsante de companhia.

Penugem branca, delicada renda,
que em suave afago,
 me lembras a hora dessa partida, 
já depois das dez e meia da noite,
 no momento da nossa chegada a casa sua...

Deixaste-me em suspenso por dias,
 até ao momento em que iluminámos a varanda 
e voltámos a encarar a vida com o seu ritmo normal.

Suave matéria, penugem branca,
que traz o alento de continuar a vida ...
como se fosse Natal neste dia,
Mas o Natal que Ele tanto queria e defendia.
O Natal da presença amiga, da partilha do pão,
Da verdadeira aceitação e humildade...
"jocking"... mas sem maldade.

Fica a saudade...
Mas a vida continua,
Tal era a vontade sua...


(Fonte de inspiração, o poema "Espuma" de Afonso Lopes Vieira)





sexta-feira, 12 de julho de 2019

VENTOS DE MUDANÇA - SONHO TORNADO REALIDADE?







(...)"Por cima do pórtico principal da igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar, existe uma estrela de cinco pontas, ou pentalfa (Estrela de David), que surge de uma flor (rosa) com as pétalas abertas, um dos símbolos do Renascimento do Homem e da Missão que o Templo, através da Ordem de Cristo, retomava nas caravelas portuguesas." (...) 

(Adaptação do excerto de "Portugal HOJE _ a Missão que falta cumprir",
 de Eduardo Amarante e enviado por uma Amiga)





A nossa missão, hoje, já não é a das caravelas portuguesas que bravamente partiram para o desconhecido em direcção ao horizonte que, hoje, está desbravado. A nossa Missão ainda não está cumprida. As novas tecnologias que tantas maravilhas fazem e nos trazem, poderão algum dia trazer também o surgir de uma sociedade mais igual, mais justa e melhor para todos nós na nossa casa única, que, pelo menos por hoje, é o nosso Planeta Terra... Estou convencida de que sim. De que essa Missão será cumprida... embora possa levar o seu tempo. E, quem sabe, se esse tempo não estará mais próximo do que à primeira vista nos parece?

O Titanic foi um sonho que não conseguiu chegar ao fim da viagem, mas foi um momento sublime de grandeza e paixão... Muitos sonhos ainda teremos que sonhar para que alguns deles se tornem realidade como o de transformar armas, pedras e água em pão e vinho que possa ser repartido por todos... 

Tal como no passado, Portugal, hoje, está a desbravar novos caminhos físicos, de humanidade e até mesmo espirituais. Quem sabe não possa vir a cumprir a tal Missão que nos falta cumprir em uníssono com todos os povos do Mundo, onde se fala Português, Inglês, Francês e todas as outras línguas e dialectos.



HOJE, a partida dos navios faz-se por outras razões que não as da época dos descobrimentos... Nessa altura, e na História da Europa, o propósito maior foi o da expansão da Fé cristã, a descoberta de novos povos e culturas e de novas fontes de riqueza. Hoje, parte-se nos dois sentidos e talvez a motivação não seja assim tão diferente... Já ninguém sabe quem descobre quem, mas os motivos tanto são de paz, de intercâmbio, de apoio e de lazer, como também de guerra ou motivos pouco claros para o comum das pessoas.


Vamos procurar que os barcos grandes, pequeninos ou muito grandes consigam chegar a bom porto sempre em missão de paz. Vê-los entrar e  sair do Estuário de Tejo, é também um entretém e sonho de quem vive por estas paragens. Sonhar partir num dos muitos paquetes que abandonam Lisboa ao fim da tarde para se perderem no horizonte; ver fundear os cargueiros à espera de poderem entrar no porto de Lisboa; ver os pequeninos barcos de pesca cujas luzes muitas vezes tremeluzem no escuro da noite; ou os pequenos barcos de recreio que se passeiam junto à costa, longe do horizonte, por vezes sozinhos, outras formando grupos que mais se assemelham a bandos de aves brancas ou de todas as cores poisadas no mar... Enfim, mais uma das coisas que nos é dado ver daquelas varandas viradas para o mar ou em passeios junto à Marginal...



Hoje, já não tenho a companhia de todos os que queria nessas descobertas... Mas o nosso coração tem que continuar e fica a doce lembrança dos momentos passados e a certeza de podermos revivê-los com os que cá ficam sempre que queiramos.



Vamos acreditar que filhos e netos venham a trazer ao Mundo aquilo em que os seus pais e avós acreditavam... Um dia, isto poderá deixar de ser um sonho e sim uma realidade!






segunda-feira, 8 de julho de 2019

A ÚLTIMA VIAGEM OU SÓ DE PASSAGEM?






Às três da tarde partimos para a sua última viagem? ou será que chegou a mais um ponto de partida?






Daqui partiram os marinheiros que descobriram novos povos desconhecidos do Mundo Ocidental... Passaram além do Cabo as Tormentas, mas transformaram aquele pequeno rectângulo do mapa da Europa no Império português; seguido do dos espanhóis, franceses e holandeses... Hoje, neste mesmo estuário do Tejo, e mais seguros, partimos para a viagem do Adeus... Adeus a um dos homens desconhecidos que, para mim e quem o conheceu de perto, está entre os mais valorosos do seu tempo e deste nosso "cantinho à beira mar plantado". Como são todos aqueles desconhecidos que lutaram e até deram as suas vidas por um ideal de Liberdade: Liberdade de ser, de estar e de pensar...




Pétalas de rosas, tantas quantas pudemos arranjar, o ramo das Amigas e dos vizinhos que souberam da sua partida para um novo destino...




Diz Cristo, "do pó vieste e ao pó regressarás"... e assim se cumpriu a sua vontade. O mar abriu os braços infinitos perdidos no horizonte oferecendo o seu leito para receber as suas cinzas que ao mar tornaram. De todas as rosas e pétalas de todas as cores, mesmo as cor-de-rosa, apenas uma rosa se recusou a partir, uma rosa vermelha que hoje está bem guardada nas mãos de uma nova geração, que apesar de parecer um pouco excêntrica e incompetente, (como são sempre todas as gerações que vêm a seguir à nossa), parece estar mais bem preparada intelectualmente mas tem que rapidamente recuperar os valores da Família que não tem que ser a tradicional, mas aquela em que os seus elementos estão ligados pelos laços do AMOR incondicional sejam HOMENS, MULHERES, PAIS, MÃES, FILHOS, COMPANHEIROS, AMIGOS...




Hoje, um escadote na sua casa o ajudou a partir para o Reino dos Céus,  já que os escadotes nos ajudam a estar mais perto das estrelas e a ter uma perspectiva diferente do que se passa na Terra... e como o Sol é a nossa estrela mais próxima. É assim que, para nós, quando o Sol nascer ele estará perto de nós, encarregando o Lua de ser a nossa luz durante a noite mesmo em noites de lua nova, enevoadas ou em tempo de tempestade...







A NATUREZA E O HOMEM...






A Terra e a Natureza são uma só, Deus a fez à sua imagem e semelhança. Compete ao Homem viver em harmonia com ela... Será que ainda vamos a tempo?  Pelas notícias que nos entram pelas nossas casas parece que será difícil.  Mas, vozes, cada vez em maior número, pedem e defendem a PAZ, e vão crescendo mundo fora. A História faz-se por ciclos melhores e piores... Será que estamos na mudança de um ciclo para melhor ou para pior. Resta-nos a Esperança de que o caminho seja o da concórdia... Recomeçar deve ser a nossa palavra de ordem. Recomeçar, Restaurar, Remediar...








domingo, 7 de julho de 2019

RENASCER







A Natureza depende de nós. Os animais que estão junto a nós e que vivem nas nossas casas, nos nossos quintais, nos nossos campos... por todo o lado, nos continentes, oceanos, mares e ilhas. Assim é com os animais marinhos, os pássaros que como os insectos voam nos céus. E é o Homem quem tem de cuidar deles para que a Natureza não se torne implacável e se vire contra nós. Era previsível que assim acontecesse, mas HOJE, somos a geração que tem o poder de decidir intervir a tempo de evitar essa catástrofe. Cabe-nos a nós evitar essa destruição.

A união faz a força e por vezes um simples mosquito é mais poderoso do que nós. São os insectos das nossas preocupações que destroem o nosso equilíbrio emocional e quantas vezes consomem a nossa própria vida... Mas, apesar dos pequenos nadas que somos, podemos fazer a diferença.

SE QUISERMOS DEIXAR AOS NOSSOS VIDOUROS UM MUNDO COMO ESTE MOSTRADO NO VÍDEO, TEMOS QUE CUIDAR DO DIA DE HOJE O MELHOR QUE PUDERMOS E SOUBERMOS... com respeito pela Natureza que não deixa de ser vulnerável apesar de parecer inesgotável.


SENTE-SE UM POUCO COMIGO....






Recebeu-nos de braços abertos, deu-nos o seu colo, a sua mão... Encaminhou-nos como soube e pôde, foi o nosso pai da Terra, está com o nosso Pai do Céu... Hoje, é o nosso suporte, que melhor conhece as nossas virtudes e os nossos erros... Lá longe, ou quem sabe, perto de nós e do nosso coração quer a nossa alegria de viver que tanto o caracterizou durante a maior parte da sua vida. Foi exemplo de gerações diferentes, suporte e amigo... e é isso que temos que guardar na nossa memória e no nosso viver do dia-a-dia.

Hoje, sento-me na sua cadeira, ao seu lado direito ou esquerdo, pedindo-lhe que se sente um pouquinho mais a meu lado... mas tem que seguir caminho, deixando-nos a força de continuar. E é nisso que temos que acreditar...

Não choro senão quando a saudade aperta, e essas lágrimas são bem vindas porque com ele aprendi muito do que sou; porque nelas vejo reflectidos os exemplos que deixou a todos que com ele conviveram e partilharam momentos da sua vida; porque rimos com carinho daquilo que são muitas das lembranças das suas palavras de humor e até um pouco cáusticas quando ria de si próprio e da nossa condição humana; como humanas e amigas eram as suas atitudes quando dele pediam ajuda... Por isso, hoje, e sempre, digo e disse: __ "Que orgulho ser filha deste pai!" Que, como todos os bons pais do Mundo, são sempre aquele que nós gostaríamos de ter.

Com três letrinhas apenas, não só se escreve (em Português) a palavra "MÃE", como diz o poeta, mas também a palavra "PAI"! Das palavras que o Mundo tem, são daquelas pequenas palavras que nos são mais queridas. Noutras línguas e alfabetos o número de letras destas duas palavras será diferente, mas o  sentimento, esse, é o mesmo... Assim como a palavra "PAI" do planeta Terra, tem nomes diferentes consoante a língua ou dialeto, o "PAI do Céu" também varia consoante as nossas crenças. E é neles que devemos depositar a nossa confiança, pedindo-lhes a mão  e oferecendo-lhes as nossas em troca. 


sábado, 6 de julho de 2019

DESPEDIDA....







Quando se perde alguém que tanto amávamos, ficamos perdidos no tempo e no espaço e é então que só nos resta tentar secar as lágrimas e voltarmo-nos para os amigos de hoje. Agarramo-nos à ideia de que a vida não fica aqui... Tem que haver algo mais. Uma outra dimensão? O que quer que seja... Temos que deixar partir os nossos entes queridos, com lágrimas de tristeza pela sua ausência, mas com a certeza de que terão de seguir o seu caminho, guardando no coração e na memória aquilo que foram e nos disseram enquanto partilharam a viagem connosco.

Como alguém disse:

"Diante de Deus todos somos iguais, então para quê orgulho, arrogância, apego aos bens materiais. Tudo que temos é HOJE, e tudo o que está ao nosso alcance é ser feliz enquanto há tempo. Precisamos parar de criar problemas, parar de reclamar de coisas tão insignificantes, antes que a alma nos roube a vida.

Façamos o bem. Pois tal como no jogo de xadrez, no final, o rei e o pião são guardados na mesma caixa. A nossa vida pertence-nos a nós e também a Deus. Vale a pena reflectir sobre o que temos feito dessa maravilhosa dádiva que Deus nos deu. Nascemos sem nada trazer, morremos sem nada levar. No intervalo entre a vida e a morte, brigamos por aquilo que não trouxemos e nem levamos."

Pensemos nisso. Vivamos mais. Amemos mais. E sejamos mais felizes. Em vez de pensarmos apenas na tristeza da perda, pensemos na sorte de ter feito parte integrante da vida de quem por tantos motivos admirámos e que continuará a ser um ponto de luz que nos guia agora no nosso caminho mesmo sem ele. Sem dúvida de que os cientistas dirão que as estrelas não são mais do que astros, sóis distantes no firmamento. Mas, para nós, podem ser estrelinhas que olham por nós e nos esperam quando chegar a nossa vez de partir também. Hoje, temos mais uma estrela cintilante no nosso céu. Uma estrela que aquece os nossos corações sobretudo em dias de tempestade e que é uma fonte de inspiração para sermos mais completos e genuínos.

Como ele gostava de ir ver passar os aviões durante a noite!... Agora sei que via também as estrelas entre as quais se encontra hoje, fazendo parte desta nossa constelação que é a vida que nós conhecemos e aquela que tememos depois dela. A Fé dá-nos alento e a certeza de que a nossa viagem pelo planeta Terra, não é mais do que uma passagem que só faz sentido, se um dia apanharmos um avião para nos juntarmos às estrelas que cintilam no Céu. 

A Vida é um sopro... temos que aproveitá-la tanto quanto possível. O único momento que temos é o AGORA, o momento presente, porque cada momento bem vivido transforma os do passado num sonho de ventura e os do futuro em momentos de esperança, como diz o poeta. E, uma Vida bem vivida, só vale a pena se deixa saudade. Saudade do que já passou e Esperança no que há-de vir. Foi também isso que ele nos deixou. E é por isso que temos que aproveitar cada momento  até à última gota onde quer que bebamos a nossa Fé...

                 
                                       



sexta-feira, 5 de julho de 2019

HOMENAGEM A QUEM PARTIU E NOS DEIXA SAUDADES...







HOJE, parte mais um homem bom, amante da PAZ e da JUSTIÇA, mesmo em tempo de guerra, que defendeu a Liberdade em tempo de Ditadura, mas partiu desiludido pelo seu ideal de Democracia não se ter concretizado completamente no seu tempo. A Esperança nunca morre e, (quem sabe?), nos novos tempos ainda se volte a  concretizar o seu sonho de menino. Um sonho de Paz, de Justiça, de Lealdade, de Amor ao próximo e de Reconciliação entre nós: todos os povos e nações, a começar dentro das nossas casas. Um homem que, com humildade, reconhecia a pouca importância que temos à escala universal, mundial ou a qualquer nível, mas que sabe da enorme falta que fazem aqueles que nos são queridos. HOJE, Homens como ele são só memória e saudade, pelo que dizemos: __ "PRESENTE!...", física ou espiritualmente.





Será que foi esse o recado que trouxe a pomba do Papa Francisco, quando uma pomba nos apareceu no varandim da nossa casa?




Luz e sombra, todos a temos dentro de nós, cabe-nos a nós definir em qual delas queremos viver: se na sombra de uma luz ou no cinza de uma vida sem glória mas em que os rótulos, como dizia o poeta, não interessam e sim a essência da verdadeira Vida que, mesmo assim, lhe fugiu das mãos... Agora, passeia a sua solidão sabendo que leva uma parte de nós consigo. Tal como os bons professores, não será só lembrado por muito do que disse. Mas, e sobretudo, por aquilo que foi e fez. Dado a Deus, assim terá vivido. numa entrega até ao final dos seus dias... Adeus: Amigo, Companheiro, Pai, Filho, Neto, e Bisneto, que nos transmitistes todos esses valores do passado para as gerações dos que, HOJE, se despedem de vós.




Uma coisa é certa... HOJE,  a sua alma está Livre qualquer que fosse a sua crença.


Hoje, muito do que foi um dos homens mais queridos da minha vida está registado neste "Blog" que está cheio daquilo que somos, vivemos e sentimos por sua inspiração. Pois foi ele que nos formatou e transmitiu tanta coisa boa que aqui vou partilhando. E também a ele devo a vontade de procurar ser o melhor que daquilo que posso ser... e a mais do que isso não posso aspirar.