quinta-feira, 13 de junho de 2019

A VIDA VAI-NOS DANDO SINAIS PARA OS QUAIS ESTAMOS MUITAS VEZES DISTRAÍDOS



(*)

Qual o sentido da Vida, perguntamo-nos tantas vezes à medida que os anos vão correndo... Até que a resposta vem quando menos se espera e é talvez com os mais velhos que o vamos aprendendo... Quando o seu percurso lhes ensinou o que realmente é essencial. Este poema de Mário de Andrade, que um dia me chegou às mãos, faz-nos pensar se realmente estamos no caminho certo, se não estamos a ser tolos e a dar importância àquilo que não tem.  


"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço."

(...)

Por vezes, '"As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!"



(*)

Pensemos nisto, enquanto a nossa taça ainda tem cerejas que possamos saborear. Para muitos de nós não é fácil, somos norteados pelo orgulho, vaidade, preconceitos, necessidade de ir para além de nós...  E a vida afinal passa tão rápido, é tão curta e acabamos por nos perder do essencial. Tenho a felicidade de conhecer "pessoas de verdade" para quem muito do que o poeta defende é já uma realidade para elas... Quem sabe um dia não possamos vir a ser "pessoas de verdade" de pleno direito.



Sem comentários:

Enviar um comentário