segunda-feira, 14 de agosto de 2023

ANABELA FAIA - Mulher / Pintora / Mestra / Amiga (Vídeo)





Talvez esta seja a fotografia que melhor traduza os laços que nos ligam... Um agradecimento pela Mulher que é Anabela Faia, a amiga sempre disponível e a mestra talentosa que se refugia no seu cantinho mágico que é o seu atelier. Mestra que vai para além das paredes da casa e disponibiliza todo o seu saber, todas as suas aprendizagens e magia para cada um de nós...

Ter o privilégio de conviver e aprender com ela é algo indiscritível. Tem o talento de abranger todo e qualquer estilo de pintura para os quais encontra sempre solução. Nas aulas, passa de um trabalho a outro, como se qualquer deles fosse o seu estilo... mas o seu estilo há muito está definido, embora a pesquisa de coisas novas seja uma constante. A procura de novas técnicas, de novos materiais, de novos processos de execução permitem-lhe encontrar novas coisas que vai aplicando numa busca aturada de tudo quanto é Pintura.


"SONHO e CRIATIVIDADE"
Originais de Anabela Faia


Faz agora 20 anos que nos conhecemos, ainda me lembro como se fosse ontem... no seu atelier, que para nós é mágico, deparei-me com um ser humano especial, assim como com parte da sua obra pela qual me apaixonei de imediato.

Mostrei-lhe os meus trabalhinhos... E, como ainda hoje o faz, incentivou-me. Incentivo esse que ainda hoje mantem para tudo que vamos fazendo, permitindo-nos ser livres e ir procurando melhorar sem desanimar perante as dificuldades.

Não é só ter o privilégio de conviver com a Pintora, com a Mestra, com a Mulher que é Anabela Faia, mas de partilhar também um pouco da nossa vida com esse ser humano, que tem sempre uma disponibilidade radiante de nos receber e abrir a porta do seu espaço, do seu tempo e da sua amizade com um sorriso aberto e luminoso.




domingo, 13 de agosto de 2023

DUAS AMIGAS - UMA MESMA PAIXÃO: A PINTURA (Vídeos)



(*)

Conheceram-se jovens, quis o destino que os seus caminhos se viessem a cruzar a diferentes latitudes e longitudes. Uma amizade que permaneceu ao longo do tempo e dos Continentes. O tempo passou, destinos diferentes, mas a ligação permaneceu. Vidas cheias de mudanças, até que de novo se encontraram e a Pintura voltou a ser um pretexto para novos reencontros e uma actividade em comum: Pintura de cerâmica.

Hoje, os noventa anos são uma realidade; mas, na altura, na força da idade, cada uma pintava a seu estilo com ou sem acompanhamento... a cor, a forma, a textura estavam-lhes na alma... foram momentos de prazer que já não voltam. Ficam a lembrança desses momentos e os trabalhos que, certamente, ficarão para além de si.


Lalita e as suas flores...


Manuela e os seus abstratos...

Se hoje já não pintam, fica a visão daquilo que com tanto gozo fizeram... Não só a cerâmica, mas a tela, as caixas de madeira, as estatuetas de barro. Outras coisas fizeram mas estas são a sua marca: a Lalita e as suas flores e a Manuela(M.M.C.) e os seus abstratos...

Ao acompanharmos estas nossas mães, ao ver o que elas fizeram e a impossibilidade de continuarem, pensamos que, realmente a vida é uma curta viagem, ainda que através dos Continentes, e que temos que tirar o maior partido dela enquanto podemos...


 (*)- Imagem retirada da NET


sexta-feira, 11 de agosto de 2023

COLAGENS (Vídeo)




A colagem foi outra actividade de que gostei muito. 

Parti de dois temas em especial: "As várias facetas de uma mãe/mulher/exemplo de luz/amante da escrita em verso e das flores"; "Ilustração com cães e gatos"; entre outros temas variados, como "Ninar"; "O Outono"; "A Selva"...

"COLAGENS"

É um desafio à imaginação... A partir de recortes de que se dispõem e de fotocópias, de desenho, stencils e pintura é possível contar uma história, ilustrar uma situação, um sentimento, ou simplesmente criar um conjunto de imagens interligadas que se torna agradável à vista. Devo dizer que adorei fazer estas colagens. E, possivelmente, irei voltar a fazer algo no género. Por vezes, são trabalhos que surgem do acaso a que se procura dar um sentido, o que é muito divertido.




 

RETRATOS de 2020 a 2023 (Vídeos)




Desde sempre que desenhar e escrever foram coisas que me motivaram. O retrato, surgiu sobretudo em 2020, aquando da pandemia, em que as aulas passaram a ser dadas via Zoom.

Como sempre tenho referido, também nesta área, tem sido o acompanhamento dado pela minha professora que me tem permitido ir aperfeiçoando técnicas e resultados. O seu olho clínico, ajuda-me a encontrar defeitos e a corrigi-los, dentro do possível.

Nestes pequenos vídeos estão representados os principais trabalhos de Retrato realizados entre 2020 e 2023. Estão organizados mais ou menos por ordem cronológica. Digo mais ou menos, porque nalguns casos alterei a ordem para juntar membros da mesma família ou grupo de colegas ou amigos...

Retrato 2020 - Nosso Cantinho


Retrato 2021 - Nosso Cantinho



Retrato 2022/2023 - Nosso Cantinho e coZinHa cOm aRte

A evolução tem sido lenta mas gradual. Vou tentando diferentes tipos de abordagem e, sobretudo, tenho o gosto de ir fazendo chegar os retratos a quem retratei, independentemente de nem sempre serem muito conseguidos... por vezes, senti necessidade de os fazer de novo, mas tem sido uma aprendizagem muito gratificante e um desafio constante...  Consigo ou não consigo?... É a dúvida que se me põe sempre... Tenho recorrido a alguns truques para os fazer e descoberto muito sobre como desenhar e pintar. Vamos ver para 2023/24 o que se segue. Não vou desistir do Retrato, embora tenha outros projectos.





 

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

CONTOS INFANTIS - "SUMOS E FRUTOS" e "CÃO BOB" (Vídeos)




Desafios que nos são postos e que abraçamos com entusiasmo e carinho... Este foi mais um deles. Mais uma rosa que se tornou especial...

"Sumos e Frutos"

As histórias de "Sumos e Frutos" são um pouco descabidas, até mesmo um pouco tontas, mas as ilustrações ficaram engraçadas. A Mary Jane, a quem me refiro no fim, era uma aluna da Ilustração que fazia coisas muito "giras", o que me entusiasmou. Então, quiz criar umas historinhas ilustradas e saiu este "livrinho", bastante absurdo como "argumentista", mas que foi divertido de fazer. 

A Zé, era a menina da reprografia que me ajudou a fazer as fotocópias reduzindo-as para A4 e montando-as nuns livrinhos para oferecer ao meu filho e sobrinhos. Enfim, uma "edição" em grande!...


E, por aqui, e pelo "CÃO BOB", ficou a minha aventura no mundo da ilustração.


"Cão Bob / Trocadilhos"

É um livrinho pequeno feito com base na decomposição de palavras portuguesas em que a palavra "CÃO" é substituída pelos prefixos "COM" ou "CON", brincando assim com os trocadilhos das palavras...

O Bob existiu. Era um cão peludo, pêlo branco com zonas cinzentas, franja sobre os olhos - um azul e outro castanho. Um Bobtail com cauda que usava uma coleira verde com uma medalha redonda... O "protagonista" desta "história", era o nosso Bob, um bom gigante, um bom amigo que tanta saudade deixou. 








domingo, 6 de agosto de 2023

RECTROSPECTIVAS DE TRABALHOS ABSTRACTOS E DE AGUARELA SELECCIONADOS





Chegadas as férias, é altura de fazer balanços e a arrumação das coisas no espaço onde trabalho durante o ano. (Espaço esse que, em certas alturas, vira bagunça...) O mesmo se aplica às fotografias que vou guardando. 

Descobri, agora, uma maneira de fazer pequenos vídeos a partir das fotos e filmagens do telemóvel, o que me tem permitido fazer algumas brincadeiras. Para além de divertido, achei interessante, porque dá uma ideia mais abrangente do trabalho realizado ao longo do tempo. 

Já fiz, em "posts" anteriores, a retrospectiva dos trabalhos realizados na coZinHa cOm aRte ao longo deste ano lectivo: trabalhos de Pintura; Desenho ou de artesanato (feitos como enfeites de Natal). 

Resolvi ainda ir mais atrás e incluir em vídeo trabalhos de outros anos e organizá-los por "temas" ou tipo de trabalho... Aqui estão alguns deles. Fiz uma selecção dos mesmos, para que a sua apresentação em video não se torne muito maçuda: 

"Abstractos e Outros"



"Aguarelas"


É mais um incentivo para os continuar ao longo deste ano de 2022/23.


quinta-feira, 3 de agosto de 2023

ENTARDECER DE UMA VIDA A DOIS





Os anos vão passando
 e o ritmo das marés mantem-se...
Jovens... despreocupados
 e o tempo parecia infinito...
Os cabelos branqueando, a passada abrandando
Eis que, a par ou de mãos dadas, 
seguimos ao longo da praia
o caminho que há tantos anos fazemos.

É o entardecer de uma vida a dois...
Os sonhos são outros,
Os projectos diferentes,
Mas, a vida entardece,
 ao ritmo doce da maré vaza...


 A felicidade é um fim de tarde olhando o mar,
Quanta tranquilidade e cumplicidade,
Momentos de prazer que se repetem ao longo do tempo.
O dia a dia chama-nos,
mas enquanto aqui estamos, 
tudo parece possível...
O tempo não acaba.
O aflorar dos lábios,
 num beijo rápido e tão repetido.
O som do vai-vem das ondas que morrem na praia 
e se vai repetindo nos anos que passam...

Altura, será sempre um porto de abrigo, ao final da tarde, quando a maré vaza nos convida a um passeio sobre aquelas areias que se estendem numa esteira suave e macia sobre as quais os nossos pés repetem as passadas de há tantos anos já... A noite vai-se aproximando, mas este entardecer de uma vida a dois, deseja-se suave e tranquilo quanto o vai-vem das ondas do mar.  


quarta-feira, 2 de agosto de 2023

VINTE ANOS E A PINTURA A ÓLEO (Vídeo)




Faz em Setembro 20 anos que nos conhecemos e comecei as aulas. Tem sido um percurso lindo e motivante, a evolução tem sido lenta mas consistente. Longe vai o tempo em que achava que o verde transparente "estava estragado pois não pintava"... Muito tenho que aprender: estudo de cor, desenho, ténicas de pintura,..., um mundo que não acaba e nos traz sempre coisas novas.

A viagem através do óleo tem sido incrível, tem sido uma conquista lenta e gradual, apoiada por quem de há 20 anos a esta parte esteve sempre atenta e disponível para transmitir todo o seu saber e talento num apoio incondicional. Até ao início da pandemia, esse apoio era feito no atelier, em aulas presenciais. Desde 2020, passou a ser feito virtualmente, e o óleo passou a ser quase tabú, até que finalmente ganhei confiança para terminar o trabalho interrompido...  



 Retrospectiva de alguns dos principais trabalhos desde 2003.

Setembro, 2022, reiniciei um novo projecto: o coZinHa cOm aRte. Finalmente, ganhei coragem para acabar o quadro que ficou em suspenso, então via Zoom e neste novo espaço:


Ficou assim em 2020...


Foi acabado já só em 2022, na coZinHa cOm aRte...

Depois veio a aguarela, o lápis, o guache e, finalmente, aventurei-me de novo no óleo:




Agora, estou na estaca zero, estudo de cor para já, e uma vontade de voltar a pintar a óleo, mesmo que seja através do Zoom, na coZinHa cOm aRte. É um dos projectos para 23/24. Vamos ver como corre.