segunda-feira, 31 de julho de 2023

O RENDER DO DIA... LUAR DE AGOSTO



O SOL DESPEDE-SE
 

mas a Lua prepara-se para iluminar a noite...


O luar, é a luz do Sol que está sonhando...

Redonda, cheia e bem definida, 
a Lua transparece no céu ainda azul.
De mansinho, vai subindo do horizonte, 
enquanto o Sol se despede, 
tingindo o céu de cores quentes
com a promessa de voltar num novo amanhecer.

De mansinho, 
também as ondas do mar...
maré vaza...
olhar profundo,
e as ondas vão e vêm, 
embalando os sentidos,
e acalentando sonhos...
Num ritmo doce, envolvente,
prometendo uma subida
 que acompanhará a Lua na sua conquista do céu.

O dia acaba e é rendido pela noite de luar... 
O Sol dormindo, deixando o seu sonho no ar.
Amanhã, será Agosto e a Lua veio para ficar...
Redonda, cheia e bem definida,
É o luar de Agosto, tão pertinho do mar.

Altura/Julho - 2023




quinta-feira, 27 de julho de 2023

coZinHa cOm aRte - de Setembro a Julho (2022 - 2023) (Vídeos)

 


Em Setembro de 2022, ocupei um novo espaço para servir de local para trabalhar nas coisas da Pintura, do Desenho e de trabalhos de "artesanato". Tem sido uma experiência fantástica. Esse espaço, até agora, Julho, ainda não ganhou uma identidade própria, mas é onde me sinto bem para fazer coisas de que tanto gosto.


Aqui, cheguei mesmo a aventurar-me a concluir este quadro a óleo que já tinha iniciado antes da Pandemia no atelier da minha professora e que ficou parado por todo o tempo que durou o nosso isolamento. Foi acabado à distância, com a ajuda de quem me continuou a acompanhar, não a nível físico mas virtual, o que exige mais paciência, disponibilidade e criatividade da sua parte mas é também muito bom.  


Agora que as aulas de 2022/2023 estão a acabar, resolvi fazer um pequeno apanhado, em vídeo, de muitos dos trabalhos feitos este ano na coZinHa cOm aRte. Este primeiro vídeo, diz respeito ao RETRATO.


Fiz o mesmo para a PINTURA...


e o DESENHO...

Nesta altura em que vamos para férias, fazendo uma interrupção nas aulas, achei engraçado ir vendo o resultado de muitos destes trabalhos. Às vezes, resultaram melhor, outras menos bem, mas não deixaram de ser momentos de desafio e alegrias que souberam tão bem.  

Tudo isto não seria possível sem o apoio incondicional da nossa querida professora Anabela Faia, através do Zoom e do WhatsApp, ainda hoje, no meu caso. O que tem a vantagem de se ter os trabalhos sempre disponíveis para os ir realizando à medida das possibilidades e facilidade no manuseamento de uma grande variedade de materiais e de técnicas graças ao esforço da nossa mestra para ultrapassar a barreira da distância.

Tem sido um percurso, muito gratificante que espero dê os seus frutos e permita um aperfeiçoamento cada vez maior. Ainda tenho muito, muito, para andar, para aprender, para praticar... Não tenho a pretensão de o fazer bem mas adoro o que vou fazendo, mesmo sabendo das minhas limitações e que o resultado final, muitas das vezes, deixa bastante a desejar. Mas é um "hobbi" que me realiza e ajuda a tornar mais feliz no meu dia-a-dia... É esta caminhada que vou saboreando em boa companhia na coZinHa cOm aRte, mesmo que seja através de um ecrã.



segunda-feira, 24 de julho de 2023

O MAR E A VIDA - FAZ HOJE ANOS, DISSEMOS "SIM"

 


Tal como o mar, a vida é feita de um vai-vem constante, momentos calmos, serenos e momentos de maior agitação, por vezes, mesmo de alguma turbulência... A nossa vida em comum tem sido assim. Uma viagem a dois desde há mais de três décadas... Faz hoje anos, que entrámos nesta igreja e selámos uma amizade que nos tem permitido ultrapassar os momentos de maior turbulência e saborear os de maior acalmia. Apesar das pedras que nos foram sendo postas no caminho pelo destino, tudo tem sido ultrapassado e nos tem permitido viver uma vida tranquila e de superação...

É verdade... faz décadas já que dissemos o "SIM"!...

Quanto tempo mais teremos para seguir o nosso caminho juntos e em boa harmonia? O destino o dirá. Tal como as ondas do mar, vamos seguindo ao sabor da maré... Quando as ondas são mais fortes, agarramo-nos à mão sempre disponível que se estende para um novo equilíbrio, apoio e entreajuda... E é isto que realmente conta numa relação. 


Que estas não sejam palavras vãs...






sábado, 22 de julho de 2023

FIM DE TARDE - MARÉ VAZANTE (ALTURA/ALGARVE/PORTUGAL) (Vídeos)





O ar morno do fim de tarde convida a um passeio ao longo da beira-mar... a maré tinha chegado ao seu máximo duas horas antes. A descida é rápida. O aspecto da praia vai modificando, sobretudo junto à linha de água, e o piso para se andar vai abrindo gradualmente.


O doce marulhar da água, embala os sentidos e o colorido dos equipamentos de praia que ainda não tinham sido recolhidos é um balsamo para os olhos de quem acabou de chegar ao fim do dia...



As sombras alongam-se, a maré recua, o mar calmo e cadenciado marca o ritmo da passada. Lado a lado, vamos seguindo ao longo desta praia que nos é tão cara. Os anos vão passando, os cabelos branqueando, a resistência diminuindo, mas o prazer destes passeios mantem-se e os momentos gravados na memória vão-se repetindo e perpectuando, até que um dia deixe de ser possível... Então, talvez só seja possível passear através do album de fotografias ou do vídeo gravado, lado a lado como agora ou sozinhos acompanhados da lembrança destes momentos vividos, num companheirismo que desejo se mantenha ao longo de toda a nossa viagem através da vida. 


Pois é... A vida é uma viagem curta, temos que a desfrutar...


"Passeio da Tarde - Fim do Dia"


Mais um passeio ao fim da tarde...









quinta-feira, 13 de julho de 2023

PRAIA DE ALTURA EM MOVIMENTO / ALGARVE / PORTUGAL (Vídeos)




A praia de Altura vista do mar...

Mês de Julho, o Verão veio forte para ficar, e nós demos uma escapadinha ao Algarve por alguns dias. Como sempre, fui registando em vídeo e fotos o que fui vendo, para ficar de lembrança...

Altura há mais de trinta anos que é a nossa praia de eleição e destino imperdível. É agradável durante todo o ano, quando o tempo o proporciona. Mas, a praia, no Verão, quando não faz vento forte, é paradisíaca... 

O seu aspecto tem vindo a variar ao longo dos anos e, até mesmo ao longo do dia, vai apresentando diferenças significativas. Para nós a altura mais agradável da praia é quando a maré está vasa, a vasar ou a encher, já que nos permite tomar banhos mais tranquilos ou fazer caminhadas ao longo da praia sobre uma areia mais firme, molhada e desimpedida.


*****


Hoje, coexistem o passado e o presente nesta praia a perder de vista... É o caso dos conquilheiros e das gaivotas. 


As gaivotas, com bico, penas e asas, de há muitos anos a esta parte que convivem em harmonia com os pequenos montes, deixados na areia da praia, de conchas e alguma conquilha que escape à primeira escolha feita pelos conquilheiros. Para isso, aguardam pacientemente que o conquilheiro faça a sua parte, avançando de seguida em busca de algum bivalve que tenha ficado para trás.


Gaivotas e conquilheiros

Mas, de há alguns anos para cá, a praia comporta outro tipo de gaivotas que enchem de cor, alegria e movimento a borda de água... 




 

quarta-feira, 12 de julho de 2023

FLASHES DAS PRAIAS DE ALTURA / ALGARVE /PORTUGAL



(*)

No sotavento algarvio, onde a costa algarvia encima o mar, encontramos este pequeno paraíso de areal e praias a perder de vista. Ali ao lado é Espanha, com praias de areias escuras, mas nas praias portuguesas, do lado de cá da fronteira neste extremo leste de Portugal, as areias são brancas e limpas, bordejando uma água pouco profunda e apetecível no Verão, sobretudo, na maré baixa.

(*)

Para Oeste, temos a praias que vão em direcção à Ria Formosa. Junto aos aglomerados populacionais, de ano para ano, a organização dos espaços da praia na época balnear, vai sendo mais marcada... mas, afastando-nos mais um pouco, é possível encontrar praias tal como a Natureza as formou, havendo sítios em que apenas de vêem as pessoas que se passeiam junto à borda de água.

(**)

Em Altura e Manta Rota, as dunas vão sendo preservadas com o auxílio dos passadiços que ajudam a diminuir a pressão que vai sendo cada vez maior com o aumento do número de veraneantes. 

(*)

E é neste complexo de praias que se vão ligando umas às outras que se encontram as praias de Altura como a Praia da Alagôa ou a das Três Primas... 


... aqui assentamos arreíais...


Por qualquer um dos acessos disponíveis, chegamos à praia rapidamente 


Ao fundo, Manta Rota...


Do outro lado, a Praia Verde e Monte Gordo...


Ao fim da tarde...


ou no pino do calor...



a proximidade da água do mar é uma promessa de frescura, "relax" e bem estar...




A praia de Altura vista do mar...
 

A maré vai baixando e convida-nos a um mergulho... mas, ao virar-me para trás, não resisti a gravar para sempre a vista duma praia que nos é tão cara em qualquer estação do ano, mas que, com a sua água relativamente quente e suave nos seus movimentos de vai vem, ainda se torna mais agradável no Verão.



(*) - Imagens retiradas da NET
(**) - Fotos enviadas pela Ana

 

domingo, 9 de julho de 2023

UM DIA DE PRAIA NO VERÃO... ALTURA / ALGARVE (Vídeos)





Chegada à praia à hora do almoço...


Duas opções: 
zona concessionada ou zona dos chapéus de sol...
 

Deste lado, o colorido e o acaso imperam...


Daqui, a ordem e a geometria impõem-se...


Numa das zonas dos guarda-sóis não faltam os entretenimentos aquáticos para quem quiser passar uns momentos com alguma emoção...  








Brinquedos de praia... As gaivotas.

Saltando dos escorregas, "gaivotas"...

A mota de água...



Ao fundo: Praia Verde e Monte Gordo

O mar é normalmente tranquilo nesta altura do ano e a plataforma grande na costa destas praias transforma-as em praias óptimas e seguras para as famílias incluindo crianças pequenas. 

Manta Rota

Já no final da tarde, com o calor do sol menos intenso, passear ao longo da borda de água ou na areia molhada durante a maré baixa é um prazer acrescido. Desta vez, fomos até à Manta Rota.

Na Manta Rota, nas praia ao lado das de Altura, o padrão de zonas concessionadas alternadas com as dos guarda-sóis mantem-se. Dando aos veraneantes a possibilidade de escolha de duas maneiras de estar na praia.



O dia de praia vai chegando ao fim e é a altura de recolher os equipamentos de praia, como o fazem os nadadores salvadores, e as pessoas ligadas aos equipamentos náuticos... a azáfama é grande.
 


Finalmente, todos os equipamentos recolhidos aguardam pelo dia seguinte...


Apenas vão ficando alguns resistentes...


A hora de "fechar" a praia vai chegando...



 

Fim de tarde, num dia quente de Julho...


É a hora de regressar a casa para os banhos e, possivelmente, voltar a sair para ir jantar num dos vários restaurantes ou esplanadas que vão abrindo portas, ou dar uma voltinha para um delicioso gelado ou pelos divertimentos nocturnos que, nesta altura do ano, vão estando disponíveis, nomeadamente, a feira de artesanato e pequeno parque de diversões que animam as noites em Julho e Agosto no centro de Altura.