quinta-feira, 23 de junho de 2022

A PAZ NESTE VERÃO - UTOPIA OU REALIDADE POSSÍVEL?!...

 


 "Lírios do Campo" - trabalho inspirado em Van Gogh


Solstício de Verão (21/6/22) - o dia mais longo do ano. A guerra grassa por todo o Leste da Europa; os países em convulsão; nós impotentes perante tamanhas barbaridades. Só nos resta cuidar do nosso pequeno mundo já que somos impotentes perante todos os poderes que estão por trás destas guerras. Porque ela não existe só no Leste mas também por toda a Europa de que fazemos parte. Só nos resta trazer alegria ao nosso pequeno cantinho enquanto a guerra não nos bater directamente à porta. O cansaço é grande, já não conseguimos ouvir e ver notícias, a guerra já cansa, a agitação social também. Será que de todos os lados não há razões que desconhecemos e das quais nós não somos mais do que meros piões que são lançados neste jogo para satisfazer interesses que estão instalados para além de nós?!...

Entretanto, só os resta ser felizes, apesar do que se vai passando para além da nossa vontade. Assim, não me envergonho de dizer que ontem e hoje, assim como  todos estes últimos dias, têm sido todos especiais, de pura realização de sonhos que já vêm de muito longe. "Cozinha com Arte" é, agora, um deles. Ontem entraste pela porta que pela primeira vez se abriu como um projecto de "atelier" que não sei até que ponto poderá funcionar. Como tal, lanchámos, depois de te entregar o último ou o primeiro trabalho de uma nova fase, não sei ainda de quê. Mas, como diz Fernando Pessoa: "O Homem sonha, Deus quer e a obra nasce". Vamos sonhando devagarinho, muito de mansinho, pedindo e acreditando que novos dias virão para nós e para todo o Mundo. Como alguém disse, estamos a chegar ao "fundo do poço". Ou seja, ao fim de um ciclo que só pode ser de mudança e em que, a única esperança é a de que cresça para o BEM, à medida que os dias de Verão se vão tornando mais pequeninos.

Hoje, que sinto que está tudo a encaixar no seu lugar a nível da minha casa, vivendo um sonho que sempre desejei, o Mundo vai entrando em derrocada, pelo menos aquele mundo que temos conhecido até hoje. 

A Esperança é a última a morrer. Resta-nos esperar que algum milagre se dê e que as voltas que vamos dando nos nossos pequenos mundos se vão estendendo além fronteiras. E, isso, hoje, é possível através das incríveis tecnologias que permitem levar as ideias dos homens e das mulheres de todo o Mundo defendendo ideais de liberdade e de igualdade, que agitaram e agitam ainda, uma sociedade que foi e tem sido o ninho desse grito de liberdade. Ninho que tem sido levado além fronteiras através de todo o Mundo dito "civilizado". Hoje, mais do que nunca, esse grito de liberdade se poderá estender a todo o Mundo e esse sonho de igualdade se poderá realizar para todos.

Será que é pedir muito? Será porque há poderes instalados que não estão interessados em que a guerra termine, em que as fronteiras sejam coisa do passado e em que tanta outra coisa ponha em risco a PAZ tão ambicionada pelo comum dos mortais?!... Será que é isso?!... Será que o poder de alguns homens pode comandar o destino de todos que não desejam mais do que a PAZ e viver uma vida digna?!...

Assim, só nos vai restando poder sonhar e ir vivendo no dia a dia, nos nossos pequenos quintais, a felicidade possível, enquanto não nos violentarem os nossos muros físicos e psíquicos. É assim que tu,( Oh, Verão!...), que entraste estranho, amanheceste o Sol e foste evoluindo ao sabor dos momentos de cada um de nós.. 

É assim que o meu dia foi cheio e preenchido pela vossa presença numa partilha de momentos que não serão nunca esquecidos e que trazem a promessa de um Verão com um final feliz... não só para nós, como para os pequenos mundos que estão para além de nós. Vivamo-lo da forma que for possível procurando a felicidade ainda que seja no meio de escombros de uma guerra sem sentido para a qual milhões de pessoas são empurradas.

Pode ser que, se cada um de nós cuidar do seu pequeno quintal, (da nossa rosa, como no Principezinho de Saint Exupéry), este se vá expandindo e criando o tal maravilhoso mundo novo de que nos falavam. Estamos na "red line" __ ou seja, no limite para a realização do sonho de encontrar a PAZ e o PÃO para todos. É agora ou nunca... e se for demasiado tarde?! A Esperança é a última a morrer...


 "Rosa" - trabalho inspirado em Dalí




1 comentário: