segunda-feira, 6 de junho de 2022

QUEM É O NOSSO MESTRE?






"Quando o  aluno está pronto o Mestre aparece"

Quem será esse Mestre? Aquele que nos acompanha há já tanto tempo que este não tem medida? 

Desde menina que tenho andado em busca desse Mestre que deveria ser bom e misericordioso; que não devia permitir injustiças; guerras; sofrimento; dor da alma, do coração e do corpo. Desde menina que penso que não deveria haver o Céu e o Inferno de que nos fala a Bíblia;  o Alcorão... ; no fundo, eles estão dentro de nós e é aí que temos que viver aceitando o que a Vida nos dá... Mas, fica a eterna questão, onde ficam a maldição da Guerra, da pobreza, do sofrimento de todas as criaturas deste "planeta azul" que deveria ser maravilhoso e não é? 

Possivelmente a culpa é do próprio Homem. Da existência do BEM e do MAL que é inerente a todos nós. Como dizem os timorenses a culpa é do "Maroma", do Capeto, do Diabo dizemos nós portugueses. Só que esse Diabo ou Mal só pode ser vencido pela suavidade, pelo diálogo, pela compreensão e crença num Mundo melhor, já que a Esperança deverá ser a última a morrer...

Um dia, Barack Obama (44º presidente dos Estados Unidos da América), Gritou: __ "yes, we can!" Um grito de Esperança para um país forte em que a sua força vem do equilíbrio entre os dois extremos: o BEM e o MAL. Tem defeitos? Tem ... ou não seria um país formado por seres humanos provenientes de todas as crenças religiosas; etnias; formação cultural; mas um país que se mantem um país das oportunidades, que foi formado por gentes que partiram em busca de um sonho __ " o sonho americano". Sonho esse cuja principal porta de entrada era a visão da Estátua da Liberdade, levantando o seu facho de luz, defendendo a Democracia, apesar de todas as crises por que foi passando. 

Mas são as crises que nos tornam mais fortes e aptos para vencer o MAL. Que nem sempre tem podido ser vencido sem ser pela força das armas. Mas, hoje, com o admirável "Mundo Novo" que está à nossa porta, através da Ciência, do Conhecimento, da capacidade e facilidade de diálogo e esclarecimento das dúvidas  quer a nível mundial quer a nível individual, cada vez mais nos aproximamos da possibilidade de termos um planeta com capacidade de se auto-sustentar, de forma a diminuir a fome de pão, de água, de energia sustentável, de compaixão e, acima de tudo, FÉ no Homem, no Futuro e naquilo que lhe queiramos chamar e que é capaz de nos oferecer as maravilhas da Natureza e do Homem __ numa luta constante entre o Bem e o Mal.

E essa oportunidade é unica, neste momento em que vivemos numa "Aldeia Global", em que tudo se sabe (ou quase tudo) para o BEM e para o MAL.

Pela primeira vez na História da Terra, o Homem tem nas suas mãos realizar o sonho de todos nós, que é a PAZ e a possibilidade de criar pelas suas mãos as condições de vida necessárias para responder às necessidades de muitos milhões de seres humanos e dos seres que os acompanham.

Só precisamos de Fé e da responsabilidade de cada um de nós que fazemos parte do todo que é este Universo.




Sem comentários:

Enviar um comentário