quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

RETRATO - BALANÇO DE 2020...





Último trabalho de 2020



2020, ano de relativo isolamento, de dúvidas e de preocupações com este novo inimigo da Humanidade _ o COVID-19...  Teve muito de negativo, mas nem tudo o foi. No que respeita ao Desenho, para mim, foi um ano muito produtivo. Sempre à distância, mas com  disponibilidade total, fui sendo orientada nesta aventura. E, desde 13 de Abril, em que o exercício se baseava em educar a mão com círculos e espirais, a evolução nesta arte de rabiscar o papel foi crescendo. Hoje, já a mão hesita menos, o traçado é mais solto, a fidelidade à cópia é mais precisa, a rapidez de execução maior... Foram horas esquecidas de puro prazer e de conquistas graduais. Primeiro, objectos, depois os rostos, seguindo os "canons" ou fazendo "batota"... e, neste momento, estou preparada para seguir para novos rumos. Para além dos carvões, passar a experiências de cor e tudo mais que quem me guia neste caminho tiver para me ensinar.... 
 


(Abril 2020)






Em Julho, esta era a fidelidade possível, mesmo recorrendo à "batota", 
ou seja, à marcação prévia dos pontos principais do rosto...




O meu pai aos 19 anos... 
(Dezº 2020)



Feliz ano de 2021, com a realização dos nossos sonhos...



 

1 comentário:

  1. Malay, obrigada por ter feito parte da tua busca pela tua arte.foi um dos momentos de 2020 que vou recordar com alegria. Fico a aguardar com o que nos vais surpreender em 2021. Beijinho

    ResponderEliminar