domingo, 9 de setembro de 2018

O JARDIM BOTÂNICO DE GLASGOW - ESCÓCIA












O Jardim Botânico de Glasgow foi fundado no início do século XIX pelo botânico Thomas Hopkirk com o apoio da Universidade de Glasgow. Na época, Hopkirk doou mais de 3 mil plantas que se adaptaram muito bem ao clima escocês e floresceram. Com isso, o terreno destinado ao jardim foi ficando pequeno e houve a necessidade de mudar de lugar. Um novo terreno foi comprado e o jardim precisou ser transferido para o local atual. Na prática, hoje em dia, o Jardim Botânico de Glasgow é um local enorme, gigante mesmo. 


As suas duas grandes atrações são: o Kibble Palace e a Palm House. 

Kibble Palace



O Kibble Palace é uma estufa gigante, que recebeu esse nome em homenagem ao seu arquiteto, John Kibble. Inicialmente tinha sido construído para ser um local de exposições e concertos, mas hoje em dia o que encontramos ali é uma grande estufa que cultiva plantas de clima temperado de diversas parte do mundo. Além de ver diversos tipos de plantas por toda a estufa, principalmente espécies de árvores vindas da Austrália e da Nova Zelândia (algumas com mais de 120 anos de vida!!!!), também encontramos diversas estátuas, uma mais bonita que a outra.

Neste jardim botânico, podem ser encontradas plantas de todo o Mundo e de todo o tipo de "habitats". Plantas curiosas como as plantas carnívoras, exóticas como as orquídeas, resistentes como os cactos… Assim, plantas das mais comuns às mais estranhas podem ser encontradas neste paraíso verde no extremo ocidental da cidade, para regalo de quem lá vai.















Para além das estufas onde a variedade de plantas é enorme incluindo palmeiras e uma área com colheitas tropicais, nos espaços exteriores, existe uma coleção de rosas (considerada uma das maiores do mundo), de begónias, de ervas, de flores dos mais variados tipos. Pelo parque passa ainda o rio Kelvin. Parque que é um espaço tranquilo onde se podem passar bons momentos, passeando ou simplesmente sentando-nos com um livro na mão…







(Fotos tiradas pelo JP - Setº / 2018)





Sem comentários:

Enviar um comentário