domingo, 3 de junho de 2018

SANTUÁRIO DE FÁTIMA (PORTUGAL) - UM LOCAL DE CULTO MARIANO




(Foto JP)

Até que ponto temos crença na Nossa Senhora de Fátima, não o sabemos. Mas por agnósticos que possamos ser, não deixamos de sentir que este espaço tem algo de diferente. Ponto de romagem de Fé de tantos milhões de seres humanos que por aqui têm passado todos os anos, tem um fascínio muito próprio que nos faz acreditar, pelo menos enquanto lá estamos, no mistério da Fé que arrasta multidões, desde o mais simples e humilde cidadão do Mundo até aos Papas que aqui têm vindo e prestado o seu testemunho de Fé. Foram eles o Papa Paulo VI, Papa João Paulo II, Papa Bento XVI  e o actual Papa Francisco.



No dia em que o visitámos, o santuário estava muito vazio, mas mostrava bem a grandiosidade deste local de culto onde todos os dias treze de Maio o vemos apinhado de gente nas celebrações dos festejos religiosos e na Procissão das Velas. Assistir na televisão a tamanha demonstração de devoção a Nossa Senhora, comove-nos até às lágrimas. Mas estar neste local, mesmo que quase vazio, dá-nos uma sensação de tranquilidade quase transcendental.


A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima



Pensar que nesta enorme praça se concentram tantos milhares de peregrinos em várias alturas do ano, sobretudo a treze de Maio e treze de Outubro datas da primeira e última aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos, torna-nos pequeninos!...



A um dos lados da praça, encontrámos a Capelinha das Aparições. Um espaço discreto onde se encontra também a imagem da Nossa Senhora. A capelinha foi construída no local onde a Virgem Maria terá aparecido pela primeira vez aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) em 13 de Maio de 1917.



A Capelinha das Aparições com a Nossa Senhora de Fátima
(Foto NET)


O Papa Bento XVI a oferecer uma Rosa de Ouro na Capelinha das Aparições em Maio de 2010
  (Foto NET)




    (Foto JP)
   

Ao fundo da praça, está a Basílica da Santíssima Trindade, uma construção imensa, extremamente sóbria com um cristo que me impressionou pela sua beleza e simplicidade.



Ir a Fátima em peregrinação ou numa simples viagem de turismo, é sempre uma experiência que tem algo de espiritual e místico. Fazer parte dos cerca de seis milhões de seres humanos que por lá passam ao longo de cada ano, torna-nos um pouco  mais crentes, por muitas dúvidas que possamos ter.



(Fotografias tiradas em Maio de 2018)



Para terminar a visita, proponho uma vista aérea do Santuário da Nossa Senhora de Fátima, com as duas basílicas nos extremos opostos do enorme Recinto das Orações: Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Basílica da Santíssima Trindade; a Capelinha das Aparições; o Monumento do Coração de Jesus e todo o ambiente envolvente...




(Vídeo de Hélder Afonso - Retirado da NET - You Tube)




Sem comentários:

Enviar um comentário