"Recomeço" - mais uma janela aberta para o que nos rodeia ou para o nosso próprio estado de alma. Histórias de ontem, de hoje e, quem sabe, de amanhã...coisas da Vida, da Pintura, do Desenho, da Fotografia, da Escrita e da Poesia...
quinta-feira, 14 de junho de 2018
TRUQUES DE "MARKETING" NOS SUPERMERCADOS
Hoje, ao abrir o meu computador, encontrei um artigo sobre o "marketing" utilizado nos supermercados. Achei-o tão interessante que resolvi transcrevê-lo em parte. São truques para alguns dos quais já tinha sido chamada a minha atenção mas, sobre outros, nunca tinha pensado... Têm a sua lógica e, pensando bem, é o que acontece. Não deixa de ser curioso e mostra um pouco como funciona a nossa mente.
"Os segredos que os supermercados não querem que saiba!
1.Promoções Algumas promoções são compensadas com produtos mais caros, o que significa que se por exemplo a carne estiver mais barata, o peixe pode estar com preços mais altos e assim sucessivamente.
2.Público-alvo
5.Bebidas
Os refrigerantes, principalmente os de lata são os que mais depressa ficam fora de validade e geralmente são deixados mais próximos do consumidor.
6.Marketing
Os produtos mais caros são sempre colocados à frente dos seus olhos.
7.Cores dos cartazes
Mais um truque de marketing. Normalmente, as letras vermelhas atraem a nossa atenção. Seja porque está escrito saldos ou promoções.
8.Olfacto
Cheiros agradáveis como o pão acabado de sair, ou o frango assado são também estratégias de marketing utilizadas para o fazer comprar.
9.Música
A música ambiente dos supermercados costuma ser lenta porque faz com que os consumidores desacelerem o ritmo e, consequentemente, gastem mais dinheiro.
10.Supermercado vazio
Quando o supermercado está cheio você vai ter mais tendência a comprar, porque quando está vazio você consegue aperceber-se melhor dos pormenores.
11.Secções
Os produtos colocados na prateleira de cima dão a sensação que são melhores que os colocados em baixo. Os supermercados fazem isso para criar uma sensação de hierarquia.
12.Agrupados
Além disso, os produtos são colocados em sítios estratégicos e relacionados para que você compre logo mais do que a conta, como por exemplo, o molho de tomate perto das natas ou da maionese.
13.Número 9
Já reparou que quase nunca há produtos com conta certa? Isso é outra forma de marketing utilizada pelos supermercados para o fazer pensar que o produto é mais barato do que realmente é.
14.Amostras
Os produtos que são apresentados por funcionários nos supermercados são uma forma de influenciar os clientes a comprar mais. A técnica é deixar a pessoa realizada e com o 'compromisso' para comprar depois de provar.
15.Estratégia
Normalmente, os produtos que são colocados nas caixas de supermercado são usados como estratégia para o fazer comprar. Daí os doces, as revistas ou até as pastilhas estarem colocados aí.
16.Bens essenciais
O pão, o leite ou qualquer bem essencial são colocados geralmente no fundo dos supermercados para obrigar o cliente a percorrer todo o estabelecimento e ser 'obrigado' a olhar para o resto dos produtos.
17.Produtos com cores
Frutas, legumes e até flores são colocados em destaque nos supermercados porque as suas cores atraem os consumidores. Quanto mais colorido vemos mais capta a atenção do nosso olhar.
18.Itens pequenos
Além disso, os produtos pequenos são colocados nesses locais porque quando compramos muitas coisas, tendemos a levar sempre coisas pequenas quando as encontramos por mero acaso."
E assim ficamos a saber um pouco sobre como reagimos perante aquilo que conhecem de nós. Quem já não comprou mais do que precisava ou não levou aquilo que nunca pensou comprar?!... No fundo, todos nós reagimos de uma forma semelhante a determinados estímulos. Cabe-nos a nós contrariar ou contornar essa tendência, quando isso for necessário. Caso contrário: __ Boas compras!...
Sem comentários:
Enviar um comentário