segunda-feira, 1 de maio de 2017

UM PASSEIO POR CASCAIS



(Cascais - 1 de Maio/2017)


Dia 1 de Maio, dia feriado, Dia do Trabalhador... O sol quente convidava, apesar de a aragem ser fresca. Rumámos a Cascais, essa vila tão convidativa voltada para o Atlântico... Continua vila piscatória mas é sobretudo ponto de paragem de turistas de todo o Mundo. Lá íamos nós também, boné escondendo os cabelos do vento, trela segurando o cão.  



Costa alcantilada, onde o mar encontra a terra. Colares de espuma que bordejam as escarpas onde se escondem grutas e pequenos promontórios. Frente ao mar corre-se, caminha-se, anda-se de bicicleta ou "skate" na ciclovia ou na calçada do passeio cuja vista não cansa. 


Plantas suculentas, árvores contorcidas, que nos lembram que aqui nem sempre o vento é manso. Mas, hoje, o dia é nosso, neste dia de Primavera... 



Uma paragem numa das esplanadas, para uma refeição ligeira, retempera as forças, de onde se espraiam o azul do céu e o do mar que se encontram na linha curva do horizonte.




De volta pela Marginal, contorna-se a Baía de Cascais vigiada do alto pelos olhos de bronze de um rei artista e senhor do mar que foi o rei D. Carlos. Figura que se impõe aos passantes que no dia de hoje são muitos.


Barcos de pesca e de recreio fundeiam nesta taça de mar que é a Baía de Cascais de onde se vislumbra uma vasta parte da nossa costa. Deste e do outro lado do rio.



Finalmente, bem no centro de Cascais, casas senhoriais glórias de tempos passados, voltam a redimensionar-se e a ser o centro das atenções de quem por lá passa e saboreia o momento presente.



Sem comentários:

Enviar um comentário