terça-feira, 25 de abril de 2017

CANCRO DA MAMA - EXAMES PRÉVIOS




Fundação Champalimaud - Abril / 2017



Antes de começar com os tratamentos de quimioterapia, há que fazer três exames prévios __ raio-X ao tórax, ecografia abdominal alta e cintigrafia óssea. Faz parte do procedimento normal para se verificar se há existência de metástases das células provenientes do cancro da mama que se podem instalar respectivamente nos pulmões, no fígado ou nos ossos. 





(Imagem retirada da NET)



O raio-X e ecografia já tinha feito e sabia o que era. Mas, para saber o que era uma cintigrafia óssea, fui consultar a NET. O que me foi útil porque fiquei a saber, por exemplo, que tinha que tirar a aliança, tarefa pouco fácil já que ela me está demasiado justa. Isto porque antes de efectuar uma cintigrafia, o/a doente deve retirar todos os objectos que possam interferir com a detecção da radiação (por exemplo: jóias, relógio, pulseiras, etc..).

As cintigrafias são exames realizados frequentemente para a detecção de cancro, para verificar se o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos como os ossos ou o fígado, bem como para avaliar da eficácia de um tratamento efectuado contra o cancro. A cintigrafia óssea, por exemplo, é muitas vezes realizada para procurar identificar sinais de um cancro que tenha metastizado para os ossos a partir de outro local do corpo como é o caso do da mama.

Fiquei também a saber que de um modo geral, uma cintigrafia é um exame feito em regime ambulatório, num hospital ou em instalações apropriadas para o efeito (Serviços de Medicina Nuclear). Que a realização deste exame não implica uma preparação prévia e que utiliza a administração endovenosa de um radiofármaco, que permite que, cerca de 2 horas depois, sejam obtidas as imagens na Câmara Gama (durante 20-30min). Naquele período de espera o doente não necessita permanecer no Hospital, devendo apenas manter uma boa hidratação e micção frequente. E, finalmente, que o tempo total do exame varia entre 3 a 4 horas, o que nos permite organizar melhor o nosso tempo.

Outro aspecto que nos importava saber também era o das consequências da substância radioactiva utilizada. Ficámos a saber que os radiofármacos usados nas cintigrafias são seguros e rapidamente eliminados do organismo. E que o nível de radiação envolvida é da mesma ordem de grandeza, ou inferior, que o de algumas radiografias convencionais. Porém, durante o dia após a administração da substância, há que ter o cuidado de evitar o contacto com mulheres grávidas e crianças pequenas.

Assim, estou sossegada e preparada quanto ao que me espera para este exame que falta. Não há dúvida de que as informações que hoje nos estão disponíveis na NET são cada vez mais precisas e úteis. Permitindo-nos estar a par até mesmo de aspectos mais técnicos que se tornam compreensíveis mesmo para o utilizador comum. O que é bom, embora tivessem tido o cuidado de nos dar toda a informação necessária a quando da marcação deste exame.





Sem comentários:

Enviar um comentário