quarta-feira, 27 de abril de 2022

RETRATO - NOVAS EXPERIÊNCIAS / O OLHAR DOS OUTROS/ CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO




Utilizando como suporte um papel de cor, neste caso negro, trabalhou-se com pastel seco branco e Pan-pastel vermelho.

É uma sensação diferente, porque se tem que pensar duma forma inversa daquela a que nos habituámosl: num fundo negro, para zonas claras utiliza-se o pastel branco, para as zonas escuras utiliza-se a borracha ou deixa-se estar a cor do próprio fundo para aproveitar o negro do papel... enquanto que, num papel claro / branco, se pintam as zonas mais escuras com o carvão, deixando os claros do papel para as zonas mais claras. O que, para quem o faz pela primeira vez, é um pouco confuso... Foi o que me aconteceu até apanhar o jeito...

Também neste trabalho, e mais uma vez, tive a oportunidade de ver a importância do olhar dos outros. Normalmente, os meus trabalhos vão tendo o olhar crítico, conhecedor e atento de quem me vai acompanhando neste projecto, o que me permite tentar fazer as correcções necessárias, das quais não me apercebo sem ajuda ou que tenho dificuldade em ultrapassar. Para além disso, como foi este o caso, e já tem acontecido por vezes, também mesmo quem é mais "leigo" nesta coisa do Desenho conseguiu ajudar a encontrar defeitos que depois de corrigidos permitem um maior equilíbrio do desenho final. É também esta partilha que acaba por tornar cada trabalho único para mim e com uma história que lhe fica associada.

É fantástico e entusiasmante ver como uma sombra, um traço mais ou menos acentuado, um ponto de luz, podem ter tanta influência no resultado final... Também é curioso vermos que, muitas vezes, quem vê de "fora" consegue aperceber-se mais facilmente de erros de perspectiva ou daquilo que nós sabemos que não está bem mas não conseguimos perceber porquê... Tanto que, quando estivermos demasiado "envolvidos" com o trabalho ou pensarmos que o trabalho está acabado, um dos conselhos que me foi dado é o de que, quando necessário, façamos uma pausa ou "passeemos" o olhar por outras coisas para depois o retomar... E, muitas vezes, resulta. Olhamos com "outros olhos", e encontramos uma solução possível.

Um truque já muito velhinho, sobretudo quando se trata de retrato em que as simetrias ou o rigor do desenho é maior, é o de utilizar o espelho. Na imagem do espelho obtida quando viramos o trabalho para ele, detectamos erros de que não damos conta olhando directamente para o desenho. Hoje em dia, temos também um precioso aliado que é o telemóvel. Usando determinadas funções de tratamento de imagem, podemos pôr a par a fotografia original (ou parte dela) em paralelo com a fotografia daquilo que fizemos e, assim, por comparação, conseguimos ir corrigindo no próprio trabalho aquilo que, por este processo, mais facilmente detectamos não estar bem.

Este mundo do Desenho é um mundo de surpresas e encantamento. Que maravilha ver  sair do papel expressões e até sentimentos das pessoas retratadas; dar volumes e perspectivas e conseguir perpectuar uma imagem que fica marcada no tempo e parece falar connosco!... Cada vez me sinto mais envolvida e cativada por este mundo que vai acabando por ser também um pouquinho meu. Nunca me esqueço de estar grata pela oportunidade que me foi dada pelo destino e a quem me ajuda a levar por diante este sonho. 

Não importa a idade, desde que nos empenhemos, trabalhemos e a ocasião nos proporcione, poderemos concretizar, tanto quanto possível, aquilo que um dia  tanto quisemos e desejámos realizar... o que é válido tanto para o Desenho como para tanta outra coisa na nossa vida. Se não conseguirmos a "excelência" ou os resultados  das nossas possibilidades, pelo menos tivemos um objectivo e divertimo-nos nesse caminho. 


 


 

2 comentários:

  1. Parabéns por esses trabalhos lindos que nos tens presenteado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Estou muito feliz com os resultados que "vamos" conseguindo gradualmente. "Vamos", porque sem o acompanhamento continuado que tenho tido, sozinha não chegaria lá. E partilhar estes passos que vou dando gradualmente também me dá satisfação e, quem sabe, possa motivar alguém ?!...

      Eliminar