sábado, 20 de fevereiro de 2021

DESENHOS EM FUNDOS TRABALHADOS

 



Com uma aguada de aguarela e um plástico por cima, procurou-se criar um fundo diferente sobre o desenho a grafite, depois de se ter apagado o maior do lápis, para evitar sujar o desenho. Após ter secado o papel, é que se reforçaram os pontos de interesse com lápis de cor, aproveitando a mancha como parte da pintura do desenho.


Fotografia que serviu de modelo



EXPERIÊNCIA SOBRE TELA


Precipitei-me ao tentar fazer camada sobre camada das texturas conseguidas com acrílicos e sobre o carvão. Daí que o trabalho não tenha sido conseguido como gostava.


Sobre o carvão deitei umas gotas de álcool o que faz um efeito muito engraçado.


Com o acrílico, ao utilizar-se tintas transparentes ou semi-transparentes um pouco diluídas em água, depositou-se a tinta como o entendemos e com um plástico sobre a tinta fizeram-se movimentos ligeiros sobre ele (com as mãos) que levaram ao aparecimento de texturas muito interessantes.  

Depois de deixar secar cada camada, há que selar cada uma delas antes de aplicar outra para evitar que se misturem e estragar a que está por baixo.  Neste caso não esperei tempo suficiente para que isso acontecesse. Para além disso, utilizei um verniz para tinta de óleo e não acrílico o que terá estragado o efeito. 

Apesar de tudo, é uma experiência para repetir, respeitando os tempos de secagem e utilizando o verniz adequado.



Desenho a carvão, com aguada de aguarela por cima...



Esboço a sanguínea com aguada de aguarela por cima e reforço de algumas linhas a caneta preta de ponta de feltro. Valeu apenas pela experiência. Mas não desgostei do resultado final.





Sem comentários:

Enviar um comentário