terça-feira, 12 de março de 2019

JANE FONDA E O "TERCEIRO ACTO DA VIDA"



Jane Fonda


"Houve muitas revoluções no século passado mas talvez nenhuma tão significativa como a revolução da longevidade. Hoje, estamos a viver em média mais 34 anos que os nossos bisavós."

"O terceiro acto" como Jane Fonda lhe chama, corresponde às ultimas três décadas de vida. É uma fase da vida em desenvolvimento com um significado diferente da meia idade, da adolescência ou da infância. Então como utilizamos esse tempo? Como é que o vivemos com êxito? Encarando o envelhecimento como uma escada de ascensão a um nível superior do espírito humano que nos conduz à sabedoria, à plenitude e à autenticidade. Acontece às pessoas com mais de 50 anos.

Vale  pena ouvir as palavras desta mulher de 81 anos, atriz, escritora, activista política, ex-modelo e guru de exercícios físicos americana. São palavras que nos ensinam a enfrentar uma fase de revisão da vida que nos ajuda a pensar que temos que nos libertar e saber perdoar o que podemos considerar errado no nosso passado.  

Até porque, de acordo com Viktor Frankl, " Tudo o que temos na vida pode ser-nos tirado, excepto uma coisa: a nossa liberdade de escolhermos como responderemos às situações. É isso que determina a qualidade da vida que vivemos, não se fomos ricos ou pobres, famosos ou desconhecidos, saudáveis ou sofredores. O que determina a nossa qualidade de vida é como nos relacionamos com essas realidades, que tipo de significado lhes atribuímos, que tipo de atitude lhes associamos, que estado de espírito permitimos que despoletem." 

Como diz Jane Fonda, "não é ter experiências que nos torna sábios, é o reflectir sobre as experiências que tivemos que nos torna sábios, que nos ajuda a tornarmo-nos completos trazendo-nos sabedoria e autenticidade. Ajuda a tornarmo-nos naquilo que poderíamos ser."


"As mulheres mais velhas são o maior grupo demográfico do Mundo. Se podermos voltar atrás, redefinirmo-nos e tornarmo-nos completas, isso gerará uma mudança cultural no Mundo e dará um exemplo às gerações mais novas de forma a que possam repensar o seu próprio tempo de vida."



Sem comentários:

Enviar um comentário