sexta-feira, 21 de março de 2014

WILLIAM ADOLPHE BOUGUEREAU - A "DESCOBERTA" DE UM PINTOR






"Little Thief"  por William Adolphe Bouguereau



O reinício da pintura trouxe-me também a descoberta do "Pinterest" - programa espantoso que nos permite fazer o "acervo de um museu" a nosso belo prazer e descobrir coisas fantásticas... Para mim, na Pintura tem sido um deslumbramento... Aqui está um dos pintores que descobri __ William Adolphe Bouguereau.


Auto-retrato de William Adolphe Bouguereau  
(30 de Novembro 1825 a 19 de Agosto de 1905)
 Foi um pintor académico francês



Pintura a óleo sobre tela



"Margarida"



"Sede"




"A Pequena Pastora"



"Antes do Banho" (!900)



"Lady Giorgiana"





William Bouguereau é para mim um contador de histórias e sentimentos... Com uma delicadeza de traço retrata as cenas com um realismo e cumplicidade que nos enternecem... As luzes, as sombras, os tons... Era um pintor que eu desconhecia e que me cativou quando vi o primeiro quadro - "A Pequena Pastora", e que me prendeu completamente quando descobri o "Little Thief", pela sua expressividade e capacidade de através de uma pintura se conseguir "ler" uma pequena malandrice, um gesto de ternura, uma interacção entre as personagens, o pintor e nós...


Contemporâneo dos Impressionistas passou um pouco despercebido na época. Mas a sua arte é intemporal por muito que possamos gostar de arte mais "moderna" ou qualquer outra forma de arte.




"The Hard Lesson" - William Adolphe Bouguereau




Sem comentários:

Enviar um comentário