Guache
Pintar a guache tem sido uma doce descoberta, mas ainda assim o óleo continua a ser um objectivo... Voltar ao óleo, só que agora de forma mais autónoma. Julguei que fosse mais difícil, mas tem sido uma agradável surpresa!...
Este primeiro trabalho ainda foi a guache, material fácil de utilizar em que o meio de diluição e limpeza é a água. Não há cheiros, qualquer cantinho serve para o trabalhar e é fácil de limpar e retirar da roupa no caso de nos sujarmos.
Com o intuito de superar dificuldades e ver a diferença, resolvi fazer o mesmo trabalho da pêra mas a óleo.
Óleo
Foi o matar de saudades de muitos anos a pintar a óleo sob a supervisão directa da minha professora... agora, estava um pouco mais fora de pé... mas fui conseguindo!
Óleo
O desenho da pêra é bastante simples. E os objectivos vão estando um pouco mais além... Neste caso, foi a flor, de desenho um pouco mais complexo dada a sua inclinação. Teria que tentar dar essa inclinação e profundidade a toda a flor bem como procurar individualizar as pétalas duma forma tão subtil quanto possível... Para isso, mais uma vez me valeu a intervenção da minha professora mesmo à distância.
Óleo
Mais um degrauzinho... de novo a corola de uma flor... Procurar dar-lhe toda a leveza e movimento possíveis... foi tarefa mais fácil, agora.
Óleo
Mais um desafio... as pétalas de uma rosa!
E, agora, que se seguirá? Mais uma flor ainda mais "despenteada" e subtil? Conseguirei?...
Trabalho a óleo "alla prima"...
Adorei fazer este trabalho. Foi extremamente rápido. Não terá ficado como o original, mas gosto muito dele. A flor é que ainda me deixa dúvidas...
Resolvi alterá-la... não sei se para bem ou para mal...
Com excepção da pêra, todos estes trabalhos foram inspirados num pintor de que gosto muito, Neil Carroll. Gosto muito da pincelada solta e espontânea dele. Pincelada que vou tentando reproduzir para me libertar mais naquilo que vou fazendo. Tanto no guache como no óleo, tem sido uma experiência muito gratificante e, a cada trabalho que vou terminando, vou ganhando mais confiança.
Mais trabalhos, desta vez em formato A3, em que este foi mais um desafio a ultrapassar - a dimensão:
...e as transparências do frasco
e a subtileza das flores...
e, mais uma vez, a luz e leveza das rosas...
Sem comentários:
Enviar um comentário