segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O PINTOR ACÁCIO LINO




Retrato da autoria do pintor Acácio Lino

Pintura de Acácio Lino


Hoje, recebi a fotografia de duas das obras do pintor Acácio Lino. Um tio distante no tempo e de que ouvia falar desde criança mas de quem pouco sei. Visitei a sua casa e o seu "atelier" em Vila Meã. E, desde logo, senti a admiração e respeito que nutriam  pela memória daquele homem os meus primos e Tia. Querendo saber informações a seu respeito e da sua obra, basta ir à NET e pesquisar. Foi um homem e artista fora de série. Mas, para mim, ficará para sempre aquele sentido de quase veneração pelo seu espaço e trabalho de quem lhe esteve próximo de alguma forma.

Hoje, quando me chegaram às mãos as fotografias destes dois trabalhos, houve um despertar de lembranças... Um redimensionar  e relativizar de sentimentos. Uma necessidade de me reduzir à minha verdadeira dimensão. 



Hoje, que completei mais um retrato, senti o quanto pequenina é a minha capacidade para o Desenho e a Pintura, mas quão grande é o meu desejo de os ir fazendo. Naquele tempo, não havia nem telemóveis, nem fotocópias a que se pudesse recorrer para ajudar na elaboração dos trabalhos. Não havia Pinterest nem meios que divulgassem os trabalhos dos mais diversos pintores. O talento valia por si. Hoje, temos as mais diversas ajudas, há trabalhos fabulosos que inspiram. Eu tenho o privilégio de ter quem com um talento enorme me oriente ponto a ponto nos mais pequenos passos que vou dando. As pessoas vão gostando de muitos dos retratos que vou fazendo, mas quando vi aquele retrato, senti exactamente onde está o meu lugar.  




 

Sem comentários:

Enviar um comentário