quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O SOL E O CACHO DE UVAS





( Trabalho inspirado em Robert Hannaford - Fev.º / 2020 ) (*)



"O Sol, com todos aqueles planetas que giram à sua volta e dele dependem, ainda pode amadurecer um cacho de uvas como se nada mais existisse a fazer no Universo."

(Galileu Galilei)


Tal como o Sol, também nós nos podemos concentrar naquilo que fazemos, por mais ínfima que possa ser a nossa tarefa, por forma a tornar os dias mais luminosos...




terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

PRAIAS DO SUL DE PORTUGAL - ALGARVE





Fevereiro... É Carnaval. O sol brilha. Vai-se rumo ao Sul. As praias, agora quase vazias de gente, oferecem-se, a quem lá vai, em toda a sua extensão. O mar calmo segue o ritmo normal das marés. Quando o Sol se põe, a temperatura desce lembrando-nos de que apesar de tudo ainda estamos no Inverno.









Os restaurantes, hoje, para além da boa comida que servem, mostram algum requinte na sua apresentação. Seja carne, peixe fresco ou marisco. 



Tomar banho no mar, só para os mais corajosos... mas passear sobre um areal a perder de vista é um prazer que, nesta altura do ano, se pode estender aos nossos companheiros de quatro patas. Coisa impensável no Verão quando as praias estão cheias de gente.







Chegado o fim do dia, a oferta continua em restaurantes não muito concorridos, nesta altura do ano. As enchentes de Verão são uma miragem e o atendimento é excelente. Para quem cá vem são uns dias tranquilos para se descansar e comer bem.




O Sul de Portugal, mesmo no Inverno, vale bem a visita.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CANCRO DA MAMA - O CANCRO DA MAMA TAMBÉM ACONTECE NOS HOMENS




Marco Paulo


PARTILHAR TAMBÉM É PREVENIR


Ainda que o cancro da mama possa ter várias causas nem sempre fáceis de definir, um diagnóstico precoce é fundamental. Mais um caso conhecido, desta vez o de Marco Paulo, um cantor português popular. 

É muito raro os homens desenvolverem cancro da mama (cerca de 1% dos casos). No entanto, a frequência do cancro da mama nos homens, tal como nas mulheres, tem vindo a aumentar e é mais comum a partir dos 60 anos.

Há maiores factores de risco para alguns homens como: a predisposição genética, o consumo de álcool ou de tabaco, a exposição a radiações, a obesidade e a doença hepática crónica, de acordo com o oncologista Daniel Romeira, do Hospital Lusíadas de Lisboa.

Hoje em dia, o diagnóstico precoce nas mulheres tem sido muito mais acessível e aceite graças às campanhas de sensibilização e ao aumento do número de unidades móveis de rastreio. Para os homens, o diagnóstico precoce nem sempre é possível, já que, como é muito raro o homem desenvolver cancro da mama, a demora até ao diagnóstico é maior.

No caso do cantor Marco Paulo, que já tinha tido um cancro do cólon há 20 anos, apareceu-lhe um caroço sob o mamilo direito que ele de início desvalorizou. Mas, numa consulta de rotina, foi feita análise a esse caroço que se veio confirmar estar relacionado com o cancro da mama. Pelo que, Marco Paulo, alerta para que "o cancro da mama não é um problema só para senhoras". 

Depois de detectado um nódulo ou de o médico suspeitar que algo não está bem, são feitos exames tais como os que detectam o cancro da mama nas mulheres: mamografias com imagens de raio-X da mama, ecografia, ressonância magnética ou biópsia. 

Os tratamentos divergem entre si conforme os casos, mas são idênticos aos que são usados nas mulheres. De acordo com o oncologista Daniel Romeira, pode apenas existir alguma alteração no que respeita à terapêutica hormonal antiestrogénica.

Há pois que não esquecer que nos homens também pode acontecer o cancro da mama e, quanto mais cedo for detectado, melhor.



(Texto adaptado a partir de um artigo da MAGG retirado da NET)





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A VIDA É FEITA DE CONTRASTES...




(Contrasts Between Two Worlds - Photographed by Ugur - Imagem retirada da NET)





Palavras para quê?!... As imagens dizem tudo. Este vídeo que me chegou mostra bem como a vida pode ser contraditória. As queixas de uns são os sonhos impossíveis de outros. As oportunidades são tão desiguais... Tantas vidas tão diferentes dentro de um mesmo espaço que é o nosso planeta Terra!...




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

AS ONDAS DO MAR








 Guincho - Fevereiro / 2020



As ondas aproximam-se
Vão quebrando uma a uma
A espuma salta e os salpicos enchem o ar
Deixando nos cabelos o cheiro do mar...

É o ar da maresia...
Ondas que em caprichosa fantasia
Nos fazem rir e soltar gritos em sã alegria.

O vai-vem das ondas canta-nos uma canção
Canção ora lenta e mansa de embalar,
Ora rápida e forte de assustar...
Deixando, no bater rápido do nosso coração,
Uma alternância alegre das nossas emoções.







Boca do Inferno - Cascais



"Sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventura, uma existência sem sentido."

(Augusto Cury)






quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

"OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO" - de Erico Veríssimo








Emprestaram-me há anos, muitos anos, o livro "Olhai os Lírios do Campo". Um dos textos, daquele livro do qual já não me lembro do enredo, tocou-me particularmente. Ficaram-me estas palavras da carta de Olívia para Eugénio. Passei-as para uma folhinha de papel que me acompanhou por muito tempo. Li-o por várias vezes. Pensei que o devia pôr em prática outras tantas. Julguei tê-lo perdido. Mas com a NET, tudo é possível e, assim, encontrei de novo o texto que tanto me marcou...

A intenção das palavras comove. A intenção das palavras contagia-nos... Mas pôr em prática é mais difícil. Esquecemo-nos muitas vezes e voltamo-nos para nós próprios. No entanto, sempre nos dá um alento para pensar nisso e, quem sabe, nos possamos tornar um pouquinho melhor...


 "O dia mais importante da minha vida foi aquele em que, recordando todos os meus erros, achei que já chegara a hora de procurar uma nova maneira de ser útil ao próximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas.

Que era que eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoísmo? Podia ser considerada um criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia? A bondade não deve ser uma virtude passiva.

No dia em que achei Deus, encontrei a paz e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria mais paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros.

O mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esses sofrimentos, para atender a esses apelos? Eu via a meu redor pessoas aflitas que para se salvarem esperavam apenas uma mão que as apoiasse, nada mais do que isso. E Deus me dera duas mãos! Pensei em tudo isso numa noite de insónia. Quando o dia nasceu senti que tinha nascido de novo com ele."