quarta-feira, 30 de outubro de 2019

COPIANDO E APRENDENDO COM OS MESTRES - PARTINDO DE UM TRABALHO DE QIANG HUANG




Desta vez o ponto de partida foi um trabalho belíssimo de Qiang Huang pelas suas cores e luminosidade ...






Fazer o esboço a grafite foi tarefa fácil


A partir de um programa do Youtube, encontrámos uma paleta de Qiang Huang. Será basicamente a partir dessa paleta que iremos tentar conseguir a maior parte das cores a utilizar no trabalho. 




Numa primeira etapa, cobriu-se todo o trabalho com pinceladas rápidas passando inclusivamente por cima dos traços da grafite que foram previamente "limpos" com a borracha e um pano. Depois das pinceladas dadas de forma descomprometida sobre as várias zonas do trabalho, retirou-se o excesso da tinta com um pano. Estava, assim, pronto para se iniciar a aplicação de cor. Traçaram-se, então, os contornos com terra sombra, sem preocupação de grande rigor.   



Agora é que as coisas se complicaram... Na pera da esquerda é possível ver-se o erro cometido ao aplicar a cor branca logo como base. Acinzentei as cores, não conseguindo brilho e beleza nos tons usados. Os tons ficaram pardos. Na pera do meio, delineada  a cores pela mão da minha mestra, já se consegue ver a beleza e diversidade das cores e tons. Normalmente, deve utilizar-se a cor branca só para etapas posteriores... 




A leveza que agora se sente na pera da esquerda, foi conseguida utilizando cores opacas como o amarelo limão, misturado com o azul ultramarino para obter os verdes. Para conseguir aplicar a cor sem arrastar a debaixo, utilizou-se o pincel com óleo em quantidade equilibrada e bastante carga de tinta. Mais uma vez é bem evidente a diferença do "toquinho" da nossa mestra. Mas agora parece que entendi melhor como fazer.

É fácil? Nem por isso. Pode parecer, quando vemos um mestre como Qiang Huang pintar ou a nossa mestra. Mas é com este tipo de trabalhos que vamos aprendendo. E o "bichinho" cá está a roer para continuarmos a tentar. Há que apostar também em tintas de melhor qualidade e é o que vou tentar fazer. Pelo menos, em cores opacas como o amarelo limão, para ter maior poder de cobertura.



Quase na etapa final deste trabalho que, uma vez mais, teve o apoio de quem me orienta e dá o seu "toque"... (o que faz a diferença!...)

Diferença que senti também ao utilizar os amarelos de tintas de melhor qualidade. Sem dúvida de que, a qualidade da tinta, é influente na obtenção de tonalidades mais bonitas e na sua força de cobertura.

Estes trabalhos pequenos e deste tipo permitem-nos aprender muito em termos de cor; da influência que um simples traço ou mancha podem ter no conjunto, na definição de formas, luzes e sombras; e até a manusear o pincel ou a espátula. Dá um prazer imenso, mesmo precisando de ajuda. E a observação da maneira como pintam mestres como Qiang Huang (num vídeo) ou a nossa mestra é preciosa. Vê-los pintar, para além de ser entusiasmante, permite-nos ir obtendo melhores resultados.





Etapa final do trabalho!...





  

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