Um destino possível. Para já só virtual... Montargil!
Montargil é uma vila portuguesa do concelho de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, Alto Alentejo, conhecida pela sua barragem, que visa irrigar o Vale do rio Soraia. De facto a barragem de Montargil é o principal polo de atracção pois é muito utilizada para a prática de variados desportos náuticos, assim como para a pesca desportiva, estando devidamente sinalizada.
A freguesia de Montargil alberga um interessante e diversificado património cultural. A Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo António, a Capela de São Sebastião, a Capela de S. Pedro e a Capela do Senhor das Almas, representam bem as pequenas igrejas e capelas rurais tardo-barrocas da região, obedecendo a um modelo simples e humilde.
Por todo o concelho de Ponte de Sor têm aparecido vestígios da presença humana que testemunham a ocupação remota da região. Merece, no entanto, especial destaque o "Núcleo Megalítico de Montargil" onde são conhecidos perto de quatro dezenas de antas que forneceram um importante espólio de pedra polida.
Uma barragem construída com a finalidade de rega dos campos do Alto Alentejo e para produção de eletricidade, é muito utilizada para banhos, pesca desportiva e provas náuticas.
Estas comportas com mais de 50 anos, de controle manual, fazem a distribuição da água do rio para o canal de rega.
A Igreja Matriz de Montargil data dos finais do século XVI, tendo sofrido obras no século XVIII em que foram construídos o altar-mor, duas capelas laterais e dois altares colaterais. Localizada na parte mais alta da povoação, o seu interior é de uma só nave em cruz latina. A janela da sacristia é protegida por uma grade de ferro forjado do século XVII. Nas traseiras da igreja funcionou uma prisão, até ao séc. XX, que posteriormente foi anexada à mesma.
O Cruzeiro de Montargil, situado na lateral da Igreja Matriz, apresenta dois degraus de pedra de forma quadrada e uma coluna com uma esfera de pedra. Foi construído em granito para comemorar o ano santo de 1950.
(Imagens e informações retiradas da NET)
Sem comentários:
Enviar um comentário