quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

ABSTRACTOS E O ACRÍLICO...




"Cidade" - Pintura a acrílico sobre tela (Novº 2017)









"Abstracto" - Pintura a acrílico sobre tela (Dezº 2017)




__"Não me entendo com o acrílico. Parece-me mais fácil o óleo." __ dizia. Mas é um engano, cada um no seu género, tem as suas vantagens e desvantagens. O óleo seca muitíssimo mais devagar, o acrílico seca rapidamente e, por isso, com este, podemos ir pondo camada sobre camada numa só sessão. O acrílico, ao secar rápido, assim que seca, impede que se possam difundir umas camadas nas outras como acontece com o óleo. Tem que se ser mais rápido e tentar obter o efeito pretendido sem grandes hesitações. Um engano pode ser rapidamente corrigido, mas, por outro lado, se a tinta seca, dificilmente se consegue voltar exactamente ao que estava anteriormente. 

Estou a aprender estas novas técnicas para pintura no abstracto e estou a adorar. Dá um prazer imenso. As formas vão surgindo rapidamente. Sobrepõem-se camadas sobre camadas mas isso só é possível quando poisamos a espátula ou o pano amachucado suavemente sobre a superfície da tela para não cobrir inteiramente as cores e camadas que estão por baixo e utilizamos diferentes texturas obtidas com a utilização de rolos, espátulas ou outros materiais. O uso da margem de uma folha de papel ou de fitas autocolantes para obter linhas direitas dá resultados muito interessantes. Enfim, um sem número de truques e novas descobertas que me fazem dizer: __"Afinal, pintar com acrílicos também pode ser uma descoberta e constituir um gozo imenso".

   





Sem comentários:

Enviar um comentário