sexta-feira, 29 de outubro de 2021

GENTE JOVEM - DOIS QUADROS À MEDIDA DOS SEUS DESEJOS?!... ("PRIMAVERA")

 




Mais uma vez os verdes eram a cor base pretendida, mas desta vez não se queria um trabalho figurativo e sim abstracto e em tons pastel. O resultado final foi este. Digo "final", porque até chegar aqui, passou por várias "metamorfoses". Foi a busca de um equilíbrio de tons e texturas em que, depois do trabalho a acrílico, se fez o acabamento com pastéis de óleo para se obterem tonalidades e texturas mais suaves.






Primeiro, foi um trabalho forte e demasiado marcado:


Depois passou por várias transformações como esta: 


Até chegar à etapa final:



Título do conjunto: "PRIMAVERA"

Mais um trabalho grande em tamanho e de total liberdade! Não há palavras que expressem o prazer que dá...




GENTE JOVEM E QUADROS MODERNOS... PINTURA A ACRÍLICO ("VERDE")

 





Queriam um trabalho com folhas verdes em mais do que uma tela para colocar por cima do sofá. Resolvi fazer um "trítico"... com duas das telas com os desenhos bem definidos e a terceira, de permeio, com uma pintura abstracta, indo ao encontro das outras duas em termos de  tons e de texturas.  

São telas de alguma dimensão, tamanhos para além daqueles a que estou mais habituada. O que se transformou num desafio e, ao mesmo tempo, num prazer conseguir vencer essa dificuldade acrescida.










Título do conjunto : "VERDE"

Prontos para seguirem...




UMA DECORAÇÃO DE VERÃO - DOIS APARTAMENTOS DE PRAIA







Chegou o Verão. Tempo de praia e descanso do trabalho do dia a dia do resto do ano. Propuseram-me que tentasse "refrescar" dois pequenos apartamentos com uns quadros com temas ligados ao mar. Neste momento, pintar a acrílico já se me tornou um pouco mais fácil e, assim, arrisquei.... Fiz uma pequena colecção de quadros para cada um desses apartamentos. Para o quarto, a sala e o "hall"... Ficaram frescos e mais alegres do que os que lá estavam já velhos e meio desbotados. 


APARTAMENTO A



No quarto do apartamento A...





Na sala do apartamento A


No "hall" do apartamento A



APARTAMENTO B





No quarto do apartamento B








 

Na sala do apartamento B




             No "hall" do apartamento B  


São apartamentos de utilização temporária e curta, por isso, não chega a ser cansativa a presença de tantos peixes e animais marinhos na parede dos vários espaços. Pelo contrário, estão bem enquadrados no ambiente de praia em que se encontram. Quanto a mim, foi com um prazer enorme que realizei este trabalho...      


      



TRABALHO PARA UMA FARMÁCIA

 


Balcão 

(1mx70cm)

Desta vez, o desafio foi fazer alguns trabalhos que preenchessem vários espaços com alguma cor e textura, que tornassem mais acolhedor um espaço como aquele que é o de uma farmácia... Assim, para a zona do balcão, nada como fazer alguma coisa alusiva ao símbolo da Farmácia. Depois, alguns dos espaços foram sendo decorados com quadros com texturas e cores neutras com um simbolismo pouco evidente mas presente, outros  coloridos e puramente abstractos... 



"Back office"

"A rolling stone gathers no moss" ou "Quem nunca errou que atire a primeira pedra"

(50x40cm)




Gabinete para consultas de nutricionismo

As três pedras -  sono, dieta e exercício físico

(45x75cm)




Gabinete de apoio ao cliente

As três pedras -  os  três tipos de serviços que aqui são prestados: medição da tensão arterial; vacinas, injecções; e, finalmente, testes covid , gravidez e diabetes.

(60x80cm)




As escadas de acesso ao espaço de apoio da farmácia

(1mx70cm)




O corredor

(1mx 120cm)



(1mx120cm)


(70x80cm)


(1mx50cm)


(Aguarela sobre papel A4, inspirada em autor desconhecido)

O escritório



O vestiário

(50x40cm)


A copa

(50x40cm)


Foi um trabalho motivante. Contrariamente ao meu costume, vários dos quadros tinham um tamanho apreciável. O que, também em si, foi um desafio. 

Estes trabalhos, contrariamente ao habitual, foram, quase na totalidade, idealizados por mim, o que nem sempre acontece. Mas, mesmo assim, sempre com o apoio, a nível dalgumas das técnicas utilizadas, de quem me orienta nesta aventura...




NOVA AVENTURA - APRENDER A AGUARELA ...






Inspirada em imagens do Pinterest, comecei de novo a aventura de treinar a pintura a aguarela. Não é um meio fácil. Numa primeira fase, a pintura era muito básica, pouco ou nada de transparências tão características deste meio em que, o principal segredo, está no doseamento da água. Água, muita água, mas então surge a dificuldade de controlar as aguadas de maneira a que a pintura resulte... 

























Depois, foi treinar, treinar, até conseguir um maior domínio da aguarela. Mas as transparências continuam difíceis... É um trabalho desafiante e muito entusiasmante. Há sempre alguma coisa a aprender.